Oficinas, encontros, palestras e muita capoeira marcam as atividades dos projetos: ‘Conexão Berimbau’ e ‘Roda de Capoeira’
Dois projetos contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realizam atividades envolvendo a capoeira neste feriado prolongado.
O primeiro é o “Conexão do Berimbau: Encontro Intermunicipal do Amazonas”, organizado pela Escola de Capoeira Educando com Ginga. O evento começa nesta quinta-feira (05/09) e se estende até sábado (08/09).
O segundo evento é a “Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro”, que ocorre às 9h, deste domingo (08/09) e terá mais uma edição no dia 22 de setembro. A roda visa promover a preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira no Amazonas e acontece em domingos intercalados todos os meses.
“Conexão do Berimbau”
O Encontro Intermunicipal de Capoeira do Amazonas, realizado pela Escola de Capoeira Educando com Ginga e coordenado pela monitora Dendê, reunirá capoeiristas da capital e de diversos municípios do estado.
A primeira edição do evento aconteceu em 2020, com apoio da Lei Aldir Blanc e do Prêmio Feliciano Lana – também executados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – e envolveu uma série de viagens do grupo pelos municípios do interior do Amazonas.
Nesta segunda edição, o projeto busca fazer o posto, os representantes dos municípios virão até a cidade de Manaus para participar deste grande encontro.
Dendê, coordenadora e vice-presidente da Escola de Capoeira Educando com Ginga, diz que o objetivo do evento é promover diversas ações relacionadas à arte da capoeira.
“Por meio deste intercâmbio de ideias, iremos compartilhar experiências e valorizar a diversidade artística e cultural que a capoeira oferece”, destacou Dendê. Além de ressaltar que nesta edição, o diferencial será a presença de capoeiristas dos municípios na capital, Manaus.
Segundo ela, essa iniciativa irá atender as necessidades daqueles que vivem distante da capital amazonense, dando oportunidade de estarem em contato direto com mestres dos saberes populares e assim fomentar a capacitação e informações nas pessoas.
“Levar esses conhecimentos aos capoeiristas dos municípios, é a maneira mais fácil de propagar a cultura em nosso estado, os capoeiristas representantes dos municípios vêm com a missão de participar das oficinas e palestras e levar esses conhecimentos aos capoeiristas de suas cidades”, enfatiza a coordenadora.
Programação
Nesta quinta-feira (05/09), às 17h, será realizada a abertura do Encontro Intermunicipal de Capoeira do Amazonas, com a recepção dos representantes dos municípios, no Largo de São Sebastião, localizado na Rua 10 de Julho, Centro.
Na sexta-feira (06/09), a programação inclui uma roda de conversa às 8h, seguida por uma oficina de capoeira regional com a contramestra Peteca às 10h. Às 14h, a psicóloga Janice Vieira dará uma palestra sobre “O que saber sobre alunos neurotípicos”.
A tarde contará ainda com uma oficina de musicalidade ministrada pelo mestre Espiga, ambas acontecem na Academia Black River, situada no bairro Aparecida.
No sábado (07/09), as atividades começam às 9h com uma oficina de capoeira Angola, conduzida pelo contramestre da Senzala. Às 15h, haverá uma oficina de capoeira contemporânea com o mestre Michell, de Boa Vista/RR. As atividades também ocorrem na Academia Black River, Aparecida.
O evento será encerrado no domingo (08/09), às 9h, com a Roda da Frente Unida da Capoeira Tradicional do Amazonas, que acontecerá atrás da Igreja da Matriz, no centro de Manaus.
Setembro Amarelo
No domingo, às 9h, acontece a primeira atividade da Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro do mês de setembro. A tradicional roda de capoeira é reconhecida como meio de preservação, resistência e salvaguarda da capoeira do Amazonas.
Em alusão ao Setembro Amarelo, o evento irá contar com uma palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio e o papel da capoeira como um recurso terapêutico no combate à depressão. A palestra terá a participação dos psicólogos capoeiristas Contramestre Senzala (Frente Unida) e Roberta (Escola de Capoeira Educando com Ginga).
De acordo com o Mestre Canário, da Escola de Capoeira Luta de Libertação, o evento é uma realização da Frente Unida da Capoeira Tradicional no Amazonas, e envolve diversos grupos na cidade.
“O objetivo desta atividade é promover a conscientização e a prevenção do suicídio, dada a alta incidência desse problema em nossa sociedade. Os psicólogos Muller e Roberta discutirão o tema, abordando os fatores que levam ao suicídio, estratégias de prevenção e a importância da capoeira como uma ferramenta de apoio na prevenção”, explica o mestre.
A segunda atividade de setembro da Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro está programada para o dia 22 de setembro e contará com a presença do Contramestre Tango Montanha, da Escola de Capoeira Matumbé. Ele irá contar sua trajetória e discutir sobre a Capoeira na década de 90.
“Esta atividade oferece um vislumbre da história da capoeira nos anos 90, narrada pelo Contramestre Tango Montanha, da Escola de Capoeira Matumbé, preservando e passando aos mais novos, através da sua oralidade, um pouco do que ocorria na Capoeira nos anos 90.” destaca Canário.
As atividades dos dias 8 e 22 de setembro acontecem na calçada da Igreja da Matriz, próximo ao relógio.