17 de julho de 2024

Festival de Parintins 2024: Ferramenta Amazonas To Go auxilia turistas na hora de garantir presentes regionais  

Todos os empreendimentos sugeridos na plataforma têm o Cadastur, do Ministério do Turismo (MTur), e exercem atividades turísticas regularmente

Comprar presentes e souvenirs para família e amigos faz parte da programação de muitos viajantes que querem levar mais que registros fotográficos de Parintins, principalmente, durante o período do Festival. Para facilitar a busca de quem procura por lojas que vendem produtos que simbolizam toda a magia da Ilha, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) listou empreendimentos turísticos presentes na plataforma Amazonas To Go. 

A plataforma ganhou uma aba automática que direciona para Parintins, além de identificação visual especial de divulgação e contatos úteis do município.

Uma das lojas que está credenciada no Amazonas To Go é a Artes Belas, da família Barros, que vende artesanato e souvenirs feitos pelo pai, Benedito Barros, e pelas filhas Vitória e Thaís Barros. Localizada na rua Clarindo Chaves, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Carmo, a loja chama atenção pelas cortinas de bambu, caroço de açaí e entre outros materiais regionais pintados por Benedito.

Na loja, também é possível encontrar chaveiros, canetas com detalhes e pinturas feitas à mão pelas artesãs Vitória e Thaís, que criam suas peças no ateliê familiar. Inspiradas pelo pai que conta orgulhoso da ideia das filhas em reabrir o empreendimento para manter o legado artístico de conhecimento e sabedoria da família.

“As pessoas chegam e querem levar uma lembrancinha de Parintins. E foi com essa ideia que eu comecei a trabalhar com souvenirs. Eu faço cascatas, por exemplo, de material de cimento, ferro e artes plásticas. Nós fazemos os desenhos”, relembra Benedito. 

Central de Artesanato – Soarte 

Na cidade, é possível encontrar a Central de Artesanato – Soarte, que também está no Amazonas To Go, que funciona há mais de duas décadas, na esquina da rua Gomes de Castro. O espaço abriga mais de 50 artesãos parintinenses e de municípios vizinhos que dedicam a vida ao artesanato.

A Soarte vende diversas peças manuais como brincos de penas artificiais, colares, itens de madeira e quadros de artistas locais. Para quem quiser mais opções regionais, o local funciona das 8h às 17h.

A presidente da Associação dos Artesãos de Parintins, Ciomar Bastos, que coordena o espaço, reitera que os artistas trabalham pela arte, cultura e turismo local.

“Entendemos o artesanato como produto turístico e a importância da qualificação profissional local. Todos os artesãos de diversas associações podem trabalhar aqui e vender seus produtos. Nossa ideia é agregar e somar”, afirma a artesã. 

Feira do Artesanato – Setemp

Durante o Festival de Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realiza a Mostra de Artesanato e Economia Solidária, com objetivo de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento local. 

Na feira, encontram-se produtos como colares, pulseiras, brincos e produtos artesanais realizados por 72 artesãos, que irão participar da 19ª edição da feira, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de junho, das 9h às 22h, na Praça da Catedral. 

Em 2023, a iniciativa do Governo do Amazonas gerou uma renda de mais de R$ 960 mil reais em vendas de produtos, de acordo com dados da Setemp.

Amazonas To Go

A Amazonastur alerta aos brincantes e visitantes sobre cuidados na hora de comprar artesanatos: o comércio e uso de penas naturais em artesanatos é crime. E reitera buscar empreendimentos que estão cadastrados no Amazonas To Go. 

Por meio do Amazonas To Go é possível, ainda, pesquisar sobre o Festival de Parintins e sobre a cidade, onde encontrar atrativos turísticos e opções de coisas para fazer, meios de hospedagens, agências de turismo, restaurantes, artesanato entre outros serviços.


Todos os empreendimentos sugeridos estão presentes no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), e exercem atividades turísticas regularmente.


O visitante pode acessar o Amazonas To Go por meio do contato +55 92 99356-8775 ou do QR Codes encontrados nos principais atrativos turísticos que redirecionam para o serviço. A ferramenta está disponível em português, inglês e espanhol.

Compartihe:

Você também pode gostar

Influente congressista democrata, Adam Schiff pede a Biden que desista de se candidatar a presidente dos EUA

Internacional
17 de julho de 2024