22 de julho de 2024

Item 2: Conheça os levantadores de toadas de Caprichoso e Garantido que cantam o ritmo do Festival de Parintins

Com vozes fortes e tão características. É assim que os levantadores de toadas do Caprichoso, Patrick Araújo, e do Garantido, Sebastião Junior, apresentam seus talentos para cantar o ritmo e a história do Festival Folclórico de Parintins. Ao g1, eles falaram da paixão como torcedores e o desempenho de seus papéis na realização do espetáculo.

A disputa, que acontece no “Bumbódromo”, na Ilha Tupinambarana, conta com 21 itens oficiais de cada boi-bumbá. Entre eles, o item 2, defendido tanto por Patrick quanto por Sebastião, é o responsável por cantar as toadas, interpretando-as da melhor forma para garantir as pontuações e agitar a torcida na arquibancada.

Nas entrevistas, Patrick e Sebastião contam sobre as preparações para o Festival de Parintins 2024, onde, neste ano, Caprichoso defende o tema “Cultura, o Triunfo do Povo”, e o Garantido apresenta o tema “Segredos do Coração”.

Patrick Araújo

Defendendo o Boi Bumbá Caprichoso, uma voz jovem de 24 anos. Patrick Araújo é músico, multi-instrumentista e responde pelo item de número dois do bumbá azul e branco desde 2021. O levantador de toadas é natural de Juruti, no estado do Pará. Já cantou em vários palcos do Brasil e se considera um artista em constante aprendizado.

“Estou no item levantador de toadas há 4 anos, e é um sentimento muito grande, estou muito feliz em representar uma nação, uma nação que tanto ama o boi Caprichoso, que canta comigo, que dança, que vibra, que pula na arquibancada, até mesmo nos shows, nos palcos da vida. Representar esse item levantador de toadas depois de grandes vozes do festival como Arlindo Júnior, até mesmo David Assayag e Edilson Santana é um momento que vai ficar marcado pra sempre na minha história e na minha memória”.
Apesar da energia ligada o tempo todo no Boi Bumbá Caprichoso, os ensaios são constantes e necessários. As letras precisam estar na ponta da língua. O preparo para os shows paralelos ao festival e para o grande momento do ano são minuciosos.

“A preparação começa desde a parte física, corporal e mental, principalmente pra quem canta, pra quem leva o espetáculo à noite toda, falando, cantando, se expressando. É uma preparação bem mais delicada, bem mais difícil. A gente começa a partir de maio já a intensificar as preparações com os nossos professores, com os mestres, para chegar naquela arena, dar o nosso melhor e com uma coisa confortável né, uma coisa que te passa segurança dentro da arena”, finalizou Patrick Araújo.

Sebastião Junior

Sebastião Junior dá voz as toadas do Boi Garantido há 14 anos. Com 37 anos de idade, ele declara o amor ao boi da nação vermelha e branca e, apesar da experiência, ele é sincero ao dizer que se preocupa com sua ferramenta de trabalho. Uma responsabilidade que virou identidade.

“O item levantador de toadas representa muito porque as pessoas identificam com a minha voz como a voz da nação vermelha e branca. O Sebastião Júnior é o nosso cantor, o Sebastião Júnior é o nosso levantador e também a maior representatividade de tudo isso pra mim, que eu levo no meu coração, guardo no meu coração, é porque eu canto pro maior boi do mundo”, disse.

Na Amazônia, manter a voz sempre intacta é difícil e essa é uma das preocupações de Sebastião Junior durante sua preparação para as noites de Festival Folclórico de Parintins. A voz tocante precisar estar pronta para levantar a galera e emocionar.

“Tem coisa que a gente não pode evitar, um resfriado de repente, a gente sai do carro, estamos no ar-condicionado, sai por 38 graus, pega um calor imenso que afeta logo a voz. Então eu tenho o maior cuidado com isso, hidratar bastante”, afirmou.

Compartihe:

Você também pode gostar