13 de julho de 2024

Parintins 2024: Praça da Catedral recebe o 3º Circuito de Cultura com diversas atrações locais e nacionais

Apresentações folclóricas, shows musicais, desfiles Amazon Poranga, rodas de conversas compõem a programação do dia 28 a 30 de junho

Música, dança, manifestações culturais. A cultura popular se faz presente, quando o assunto é Parintins. Para dar representatividade ao segmento artístico local, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove a terceira edição da Estação da Cultura, que acontece na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Centro de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

Durante todo o período bovino do 57º Festival de Parintins, o espaço Estação Cultura recebe diversas atrações que fomentam a Cultura Parintinense. A programação conta com exposição coletiva “Folclore” dos alunos de Artes Visuais do Liceu – Parintins, Galeria dos Bois-Bumbás Painel Criativo em movimento, rodas de conversas, espaços instagramáveis com os bois oficiais do centenário do Caprichoso e do Garantido.

O Estação da Cultura também recebe a Feira Povos Criativos, trazendo uma feira de Economia Criativa com mais de 12 estandes para comercialização de produtos de artistas e empreendedores locais, incluindo, vestuário com estampas, grafismo, biojoias, obras visuais, livros entre outros.

Programação do Palco “Cultura em movimento” 

Na sexta-feira (28/06), das 10h às 18h, o espaço Estação Cultura será palco de diversas atrações, incluindo Silvio Camaleão, as Pastorinhas Filhas de Maria, do Bairro São Francisco de Assis, DJ Adelino Aguiar, apresentações do Grupo de Dança do Liceu de Parintins, e a segunda edição do Amazon Poranga Fashion.

No sábado (29/06), das 10h às 18h, o espaço cultural apresenta os bois-bumbás com o Mirim Mineirinho e Mirim Estrelinha, Rafha Mendoza em um musical acústico, um espetáculo de dança pelo Balé Folclórico Tradicional CarimBoi, além da participação do Grupo Ajuri Amazon Music.

No último dia de programação, no domingo (30/06), das 10 às 18h, o espaço será palco dos shows dos grupos, Hit Popular, Grupo Toada de Roda, Banda Canto da Mata, além da apresentação do DJ Alex Aguiar e do acústico musical de Enéas Dias. Também está programada a participação da Associação Folclórica Boi-Bumbá Mirim Tupi. O dia inclui ainda uma mesa redonda com o tema “O papel do IPHAN e o Registro do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins”.

Para acompanhar a programação completa, acesse as redes sociais da @culturadoam.

Trio Panavueiro e Panavueiro Fest

Durante os dias de festival, de 14h às 17h, o Trio Panavueiro animará as ruas de Parintins com atrações artísticas locais para os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido. A partir das 18h, o Panavueiro Fest se destaca como o principal local para as transmissões do 57º Festival de Parintins, oferecendo também uma variedade de atrações artísticas e culturais.

Mural “Patrimônio em Festa” 

A nova fachada do Bumbódromo é representada pela obra do artista parintinense Pito Silva e tem como proposta a valorização dos elementos da cultura local, de modo especial, do quanto o folguedo popular ganhou novos sentidos na Amazônia. 

Parintins Galeria_Cidade_Aberta

Em sua 3ª Edição, o projeto realizado pelo Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa retrata temáticas sobre a história e a cultura amazônica por meio de pinturas artísticas em murais espalhados pelas ruas de Parintins. Até o ano de 2024 os artistas do projeto produziram cerca de 30 murais. 

Visitas agendadas ao Centro Cultural de Parintins

O visitante também tem a oportunidade de conhecer o Bumbódromo, e acompanhar os bastidores e a produção do maior Festival Folclórico a céu aberto do Brasil. Durante os três dias de festival (28 à 30 de junho), de 9h às 13h,  é possível participar de visitas agendadas ao Centro Cultural de Parintins, no Bumbódromo. Além de contar com a apresentação teatral “Parintins, Folclore em Festa!” com os alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes Cláudio Santoro – Parintins e a Exposição “Parintins Galeria_Cidade_Aberta – 3 anos de arte e cidadania”. 

Com vagas limitadas, as visitas são agendadas através do site do Portal Cultura do AM cultura.am.gov.br

Para acompanhar a programação completa, acesse as redes sociais da @culturadoam.

A Estação da Cultura tem como objetivo criar novos espaços de arte e economia criativa durante o período do festival. Possui uma extensa programação artística, cultural e criativa, investindo no empreendedorismo local, talentos locais da música, artes visuais, dança, literatura, folclore e economia criativa. Com a participação dos alunos do Liceu de Artes Claudio Santoro – Unidade Parintins.

Compartihe:

Você também pode gostar

Camila Pudim lança “Divertidamente Makeup” em duas línguas e alcança mais de 40 milhões de visualizações em 24 horas

Famosos
12 de julho de 2024