17 de julho de 2024

Festival ACEITA anuncia estrela internacional Billy Porter no line-up

  • Artista multipremiado da série “Pose”, apresentará seu alter ego Black Mona Lisa pela primeira vez no Brasil
  • Com data marcada para os dias 23, 24 e 25 de agosto, em Belém, o evento já tem confirmado nomes como com Gaby Amarantos, Sandra de Sá, Gloria Groove, Banda Uó, Boi Boiola e Leona

A capital paraense e sede da COP-30  tem ganhado cada vez mais força no cenário cultural. Belém sediará o festival multilinguagens ACEITA, criado para resgatar e enaltecer memórias e vivências LGBTQIAPN+ amazônidas. O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Espaço Náutico Marine Club, e já tem confirmados para tal celebração, nomes como Gaby Amarantos, Sandra de Sá, Gloria Groove, Maria Gadú, Carlos do Complexo e os grupos Banda Uó, Ilê Aiyê, Boi Boiola e muito mais. Agora, o festival amplifica seu alcance com o anúncio do ator, cantor e cineasta estadunidense Billy Porter – conhecido como Black Mona Lisa. O artista global vencedor de premiações de renome como o Grammy, Emmy e Tony, e nome principal da premiada série de TV “Pose” (2018) e do recém-lançado filme “Our Son” (2023), se apresentará no Festival ACEITA, no dia 24 de agosto. Para conferir toda a programação, o público pode adquirir ingressos pela plataforma Sympla (acesse aqui). 

Dono de uma carreira premiada e uma trajetória de vida potente, Billy Portes iniciou sua carreira musical em 1997, com o lançamento de seu álbum de estreia “Untitled”. O lançamento foi o pontapé para uma sequência de feitos que foram alavancando uma jornada de sucesso, marcada no cinema com o longa-metragem “O Clube das Desquitadas” (1996), a reinterpretação de 2020 do lendário hino do Buffalo Springfield, “For What It’s Worth”, e uma colaboração feroz com The Shapeshifters em “Finally Ready”, e o mais recente remake de “Cinderela” (2021). No teatro, Porter é um veterano, com “Miss Saigon”, “Angels in America” e “Grease”; e vencedor do Tony duas vezes, incluindo “Melhor Ator Principal em um Musical” por “Kinky Boots”, em 2013, e “Melhor Musical” como produtor por “A Strange Loop”, em 2022. O artista ainda levou um Grammy pela gravação do elenco original da Broadway de “Kinky Boots” – na categoria de “Melhor Álbum de Teatro Musical”, em 2014 – e um Emmy Award por “Melhor Ator Principal em uma Série Dramática”, em 2019, por seu trabalho como Pray Tell em “Pose” – fazendo história como o primeiro homem abertamente gay a ganhar esse prêmio.

Agora, o artista nomeado pela TIME Magazine como uma das “100 Pessoas Mais Influentes” de 2020, se une a uma curadoria ímpar na programação do ACEITA, evento que se apoia nos pilares da Música, Audiovisual, Moda, Tecnologia e Empreendedorismo, para amplificar conexões e irradiar toda a potência da cultura amazônica. A pouco menos de dois meses para sua estreia, o festival já tem confirmadas as seguintes atrações: a vencedora do Grammy Latino, Gaby Amarantos; a rainha do soul brasileiro, Sandra de Sá; uma das maiores artistas pops e referência LGBT+, Gloria Groove, a potência que atravessa gerações da Banda Uó; a artista e influenciadora Leona, além do grupo folclórico de Parintins, Boi Boiola. Junto a abertura de vendas dos ingressos, o ACEITA confirmou também a presença da cantora e instrumentista Maria Gadu; um dos nomes mais inventivos da eletrônica brasileira em sua fase mais recente, Carlos do Complexo; a banda soteropolitana Ilê Aiyê; a artista visual Ventura Profana; a cantora Tiffany Boo; a também autora A Travestis; a banda Carimbó Selvagem; a pagodeira Gigi Furtado; o artista santareno Rawi; e também o ícone paraense Eloi Iglesias. Arthur Nogueira, considerado o artista contemporâneo responsável por “renovar a tradição dos poetas na canção brasileira” (O Globo); a cantora e dançarina amazonense Lorena Simpson; a rapper e ativista indígena Katu Mirim; o cantor e compositor Caio Prado; a carioca radicada em Belém, Iara Me; o cantor Jeff Moraes e Crocodilo completam a programação anunciada até agora.

Com realização assinada pela agência Criattiva&Cavalero e pelo Ministério da Cultura, o ACEITA tem o patrocínio da Nubank, do Sebrae Nacional e Sympla, produção internacional de 4H5H Media e parceria com Curva Comunicação Criativa, Fervo 2k20 e Call Romy. O projeto é realizado através da Lei Rouanet.

SERVIÇO

Festival ACEITA @ Belém, PA

Data: 23, 24 e 25 de agosto

Local: Espaço Náutico Marine Club

Endereço: Av. Bernardo Sayão, 5232 – Guamá, Belém – PA

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/festival-aceita/2505996

Compartihe:

Você também pode gostar

Influente congressista democrata, Adam Schiff pede a Biden que desista de se candidatar a presidente dos EUA

Internacional
17 de julho de 2024