Trupe Ave Lola e Grupo Batida estreiam programação internacional no Teatro da Instalação, em Manaus

De segunda-feira (15/05) ao dia 20 de maio (sábado), o projeto “Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro” desembarca em Manaus e nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro para as apresentações do espetáculo “Ouverture”, do grupo dinamarquês Batida, e “O vira-lata”, da companhia paranaense Ave Lola, além de oficinas teatrais direcionadas para pessoas de todas as idades.

Todas as ações serão gratuitas e realizadas em Manaus, Novo Airão e Tumbira, com o objetivo de levar a arte do teatro para as comunidades ribeirinhas do Amazonas e, assim, promover um espaço de troca de experiências entre o público e os artistas envolvidos no projeto.

Para a Trupe Ave Lola, esta será a segunda vivência teatral imersiva na região. Em 2015, a companhia circulou por várias comunidades ribeirinhas do Rio Negro e por cidades fronteiriças do Norte, com o seu espetáculo “O Malefício da Mariposa (2012)”, por meio dos projetos “Ave Lola rumo ao Rio Negro” e “Brasil – Fronteiras do Norte”. Durante esta circulação, a companhia também apresentou o espetáculo “Tchekhov (2013)” e “O Malefício da Mariposa (2012)”, no histórico Teatro Amazonas.

Desde então, retornar à região amazônica era um desejo enorme dos integrantes da trupe, que veio ao encontro com os anseios do Grupo Batida, parceiro artístico da Trupe Ave Lola. “A Amazônia é fonte de aprendizado e inspiração para todos nós. É uma honra e alegria nos apresentar para o público do Amazonas”, ressalta a diretora teatral da Ave Lola, Ana Rosa Genari Tezza.

“Ouverture” e “O vira-lata”, os dois espetáculos que serão apresentados nas comunidades ribeirinhas e em Manaus, têm algumas características em comum: a música executada ao vivo, ambas são obras criadas para as crianças e dialogam com pessoas de todas as idades e têm uma linguagem teatral popular.

“Ouverture”, da companhia dinamarquesa Grupo Batida, é uma história cômica e poética sobre o cotidiano de uma orquestra peculiar e os seus membros. E o espetáculo “O Vira-lata”, da Trupe Ave Lola de Teatro, é uma história que toca com delicadeza e adequação em temas como as desigualdades social e de gênero, apresentando uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação.

O espetáculo é uma parceria com a companhia dinamarquesa “Teatergruppen Batida”, e tem dramaturgia do dinamarquês Søren Valente e direção da brasileira Ana Rosa Genari Tezza, diretora da Ave Lola.

O projeto “Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro” é uma ação independente resultado de uma parceria da Academia Amazônia Ensina (Acae), Ave Lola e Batida que conta com o apoio da Secretaria de Cultura Amazonas, Prefeitura de Novo Airão, Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Serviço Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro

Quando? 15 a 20 de maio de 2023 em Tumbira, Novo Airão e Manaus

Ingressos: gratuito

Programação

Comunidades ribeirinhas

15 de maio de 2023, das 14h30 às 16h30 | Oficina de Teatro na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

15 de maio, às 19h | Apresentação do espetáculo Ouverture, da companhia dinamarquesa Batida na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

16 de maio de 2023, das 14h30 às 16h30 – Oficina de Teatro na comunidade ribeirinha Tumbira (AM).

17 de maio de 2023, das 19h às 21h – Apresentação dos espetáculos Ouverture e O vira-lata na comunidade ribeirinha Tumbira (AM)

18 de maio de 2023, das 18h30 às 22h – Apresentação dos espetáculos Ouverture e O vira-lata em Novo Airão (AM), no Anfiteatro da Praça Hugo Carlos Frederico.

Manaus

19 de maio de 2023, às 19h – Apresentação do espetáculo Ouverture no Teatro da Instalação em Manaus

20 de maio de 2023, às 16h – Apresentação do espetáculo Ouverture no Teatro da Instalação em Manaus

20 de maio de 2023, às 19h – Apresentação do espetáculo O vira-lata no Teatro da Instalação em Manaus

Local: Teatro da Instalação / R. Frei José dos Inocentes, s/n – Centro – Manaus – AM

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também:

Crumb lança o disco “AMAMA”

(Foto: Melissa Lunar – @mmmlunar) O ÁLBUM FOI LANÇADO VIA CRUMB RECORDS Escute AMAMA, aqui. “Maior e melhor álbum até hoje” — Pitchfork  A banda