As responsabilidades de uma imobiliária ao alugar um imóvel em Manaus

Conheça as regras a serem seguidas para realizar locações

Alugar um imóvel é um serviço com diversas burocracias no Brasil e requer bastante cuidado nas diferentes etapas para garantir o sucesso do negócio.

Com inúmeros detalhes, alguns proprietários preferem optar pela contratação de uma imobiliária para gerenciar a transação do imóvel.

A partir de então, a imobiliária passa a atuar como administradora do imóvel, incluindo todas as responsabilidades para realizar a locação, que vai desde encontrar um bom locatário até fechar um contrato que valorize o imóvel do cliente.

A melhor forma de acertar na escolha da empresa que ficará responsável pela locação do seu imóvel é conhecer as vantagens em escolher esse serviço e quais são as responsabilidades, além da relação locador X locatário.

Ao intermediar as partes em um serviço de locação, a imobiliária tem como sua principal função oferecer comodidade e segurança na oferta de aluguel em qualquer tipo de imóvel.

Para garantir que o direito do inquilino e do proprietário sejam aplicados, todo o processo deve ser validado através de um contrato de locação, em que precisam ser incluídas todas as situações da entrada e saída do imóvel conforme previsto na Lei  do Inquilinato.

Além de providenciar o contrato, é função da imobiliária atuar nas etapas de divulgação do imóvel, atendimento aos potenciais inquilinos, análise para cadastro, vistoria do imóvel, controle financeiro, suporte durante a locação, além de renovação e revisão do contrato.

Para alcançar esse objetivo, a melhor forma de executar o trabalho é com zelo e cuidado, compartilhando com o cliente todas as informações a respeito do andamento do negócio.

Todos os procedimentos devem ser executados conforme as diretrizes indicadas pelo Código Civil, que estabelece o padrão de conduta a ser praticado em conjunto com as regras do mercado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o papel das imobiliárias, veja como escolher a empresa ideal para alugar apartamento em Manaus:

BUSCANDO A IMOBILIÁRIA IDEAL

Ao iniciar as pesquisas pela imobiliária, é preciso realizar uma série de cuidados tendo em mente que essa empresa será responsável por administrar todas as etapas referente a locação do seu imóvel.

Dessa forma, a imobiliária deve cumprir com todos os direitos e deveres inerentes a um contrato de prestação de serviços, além de contar com uma procuração que ateste a representação do locador sobre o imóvel.

Para isso, inclua em sua pesquisa a busca pela opinião de clientes e ex-clientes, que possam relatar a experiência de serviço com a empresa. Comentários nas redes sociais, blogs ou grupos podem ser uma excelente forma de encontrar e avaliar esses depoimentos.

Não deixe de visitar o perfil da imobiliária em sites como Reclame Aqui e Proteste, que trazem informações quando os clientes não são bem atendidos pela empresa e podem ajudar a filtrar as melhores opções na prestação de serviços.

Também é interessante verificar se a empresa é registrada junto aos órgãos oficiais como Junta Comercial, Receita Federal e associação de empresas do município.

AVALIANDO O CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES

Ao selecionar algumas imobiliárias para colocar casas para alugar em Manaus é fundamental conhecer como a empresa atua e cumpre com suas responsabilidades junto aos clientes

Isso inclui atender da melhor forma tanto o proprietário do imóvel como o inquilino, em todas as fases da locação. Para não haver nenhum problema em relação a direitos e deveres, devem ser seguidas as leis conforme o Código Civil.

Além do atendimento aos clientes, um dos critérios para atuar no mercado imobiliário é ter profissionais cadastrados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

O Creci é a instituição que fiscaliza e regulamenta as atividades imobiliárias. É obrigatório que os profissionais que trabalham com locação estejam regulamentados no Creci, o que garante a procedência da empresa junto ao cliente.

ENTENDENDO AS FUNÇÕES DA IMOBILIÁRIA

Ao oferecer o serviço de locação, a imobiliária se propõe a realizar uma série de atividades que gerem negócio e promovam o sucesso da operação entre proprietário e inquilino.

A primeira etapa começa com a divulgação, no qual a imobiliária deve apresentar com recursos próprios o imóvel que está realizando a gestão, nos mais diversos canais off line e digitais, com o objetivo de ampliar as possibilidades de negócio.

Em seguida tem início a etapa de atendimento, onde uma equipe é responsável por tirar as dúvidas, realizar as visitas, encaminhar as propostas recebidas, cuidar das manutenções, providenciar a documentação, até concluir o negócio.

Uma das etapas que exige mais atenção do corretor é a análise de cadastro, onde são validados os documentos. Caso não seja identificado nenhuma restrição durante o momento de avaliação, o cadastro pode seguir para avaliação. Caso contrário, o contrato fica invalidado.

Outra etapa que também faz parte dos serviços prestados pelas imobiliárias é a vistoria do imóvel. Antes da locação e após a devolução do imóvel devem ser realizadas perícias para apontar o estado em que o ambiente se encontra.

Essa avaliação deve ser realizada por um profissional, uma vez que vai determinar o pagamento de reparos caso sejam identificados problemas no imóvel.

Ao trabalhar com aluguel em Manaus, a imobiliária também fica responsável por todo o controle financeiro referente ao imóvel. Cobranças, recebimentos, reajuste, tudo o que é relacionado ao custo da locação é de responsabilidade da empresa.

Ao realizar o controle financeiro, a imobiliária evita as chances do surgimento de inadimplência, facilitando a relação entre as partes. O proprietário deve ter apenas o cuidado de realizar a conferência dos pagamentos recebidos.

Durante o período de locação é comum que apareçam dúvidas ou até mesmo alguns problemas. Nessas situações a imobiliária atua como ponte, estabelecendo o contato entre as partes e indicando qual a melhor alternativa para a solução da situação.

Por fim, mais não menos importante, também é de responsabilidade da imobiliária realizar a renovação ou rescisão do contrato do aluguel.

Nos casos de renovação,cabe à imobiliária reavaliar o imóvel para definir o reajuste do aluguel. Já nos casos de rescisão, existe o cuidado para finalizar o contrato, com a realização da vistoria no imóvel.

Com informações: Marcio Fagundes

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp