Educação de Jovens e Adultos: último dia das inscrições para o Provão Eletrônico

As inscrições podem ser realizadas em examesupletivo.seduc.am.gov.br

Encerra-se hoje (20/2), às 23h59, o prazo para as inscrições da primeira edição de 2024 do Provão Eletrônico da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Segundo dados dos sistemas da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) até às 8h, mais de 9 mil candidatos tinham feito a inscrição para a avaliação.

O sistema do Provão Eletrônico foi desenvolvido pela Prodam em 2009, quando passou a ser utilizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A ação permite que o aluno realize uma avaliação eletrônica, em que pode escolher as opções de respostas direto no computador e obter o resultado imediato da prova.

De acordo com o analista de desenvolvimento de sistemas da Prodam, Humberto Tomais, desde que o sistema começou a ser utilizado, mais de 180 mil candidatos já realizaram a inscrição para pelo menos uma prova.

“Ao longo desses 15 anos o sistema registrou a inscrição de 71.312 candidatos para o ensino fundamental e 128.464 para ensino médio. E a maior parte dessas pessoas, 71.376 candidatos, tinham entre 30 e 39 anos no momento da inscrição o que confirma a vocação do sistema de ser uma opção mais rápida e fácil para que adultos concluam os estudos”, disse.

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, o provão é mais uma oportunidade para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram concluir os estudos na idade certa possam finalizar os ensinos Fundamental e Médio. “Concluir os estudos abre as portas para iniciar o Ensino Superior, ou para conquistar uma vaga de emprego, ou ainda para aprovação em concurso público. É ampliar as oportunidades deste cidadão, enquanto profissional e também nos estudos”, enfatizou a secretária.

Sobre o processo

Para se inscrever, o candidato deve entrar no site do exame supletivo e preencher todos os dados que são exigidos. Neste momento, o candidato deve selecionar o horário, o polo de aplicação e os componentes que ele deseja realizar a prova. O candidato pode escolher até quatro componentes, por turno e por dia, para realizar a avaliação.

Os componentes são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte para o Ensino Fundamental e, para o Ensino Médio, há a exclusão de Ciências e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia, dentre as demais já citadas. Para ser aprovado é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0.

A avaliação é realizada de maneira eletrônica e o resultado é divulgado na hora. Vale ressaltar que o candidato não precisa ter conhecimento técnico sobre a ferramenta, pois terão professores auxiliares no momento da prova.

Locais de aplicação e turnos

> Instituto de Educação do Amazonas (IEA) – manhã e tarde

> Escola Estadual Pe. Luís Ruas – manhã, tarde e noite

> Escola Estadual Eliana Pacheco Braga – manhã e tarde

> Escola Estadual Sólon de Lucena – manhã, tarde e noite

Caso o candidato não consiga realizar a inscrição de forma on-line, ele pode comparecer a um dos locais de aplicação e realizá-la de forma presencial.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também:

Amazon Stem Adventures

Alunos de escola particular desenvolvem projeto de robótica com foco em sustentabilidade, economia de recursos naturais e combate ao mosquito da dengue O protótipo foi