O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, assinou, na manhã desta sexta-feira (17), a adesão do Amazonas ao Plano ‘Brasil sem Fome’. Serão destinados mais de R$ 7,6 bilhões para o Estado.
O Amazonas é o quinto estado da federação a aderir ao programa.
Em visita a Manaus, o ministro também participou da inauguração de uma cozinha solidária, no bairro Compensa, e da reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nossa Senhora da Conceição, que fica no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.
O plano, que foi lançado pelo Governo Federal em agosto deste ano, tem como meta retirar o Brasil do mapa da fome até 2030 e reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional.
Wellington Dias cumpre agenda na capital. Na manhã desta sexta, ele se reuniu com com o governador do Amazonas, Wilson Lima, prefeito de Manaus David Almeida, e outras lideranças políticas do Estado, no Centro de Convecções Vasco Vasques.
“O Brasil precisa avançar cada vez mais nessa guerra contra a fome. Estamos integrando cada vez mais a iniciativa privada com o Estado. E o Amazonas não poderia ficar de fora nisso. Estamos destinando para o Estado cerca de R$ 7,6 bilhões, que ajudarão os mais necessitados. Vamos trabalhar juntos em prol do Amazonas”, anunciou o ministro Wellington Dias.
O governador Wilson Lima agradeceu e disse que a adesão ao programa irá beneficiar os amazonenses que vivem em situação de pobreza.
“Agradeço a visita do ministro para reafirmar o compromisso do Governo Federal em acabar com a fome no Amazonas. O Estado tem a Floresta Amazônica e, em contrapartida, a população daqui está 50% na linha de fome e isso não pode acontecer. Esse povo precisa de política pública e está acontecendo isso agora. Vamos juntos acabar com a fome no Amazonas”, comentou Wilson Lima.