14 de julho de 2024

CMS abre inscrições para 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) informa que a inscrição para a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CMGTES) iniciou nesta quarta-feira, 5/6. O evento, que vai acontecer na Universidade Paulista, bairro Parque 10 de Novembro, entre os dias 18 e 20 de junho, é direcionado para gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e as inscrições podem ser feitas a partir do link bit.ly/cmgtesmanaus.

Ao todo, foram disponibilizadas 350 vagas para participantes, distribuídas entre 256 delegados, que poderão participar do debate e votar as propostas, e 94 convidados e colaboradores, que poderão participar dos debates. As 256 vagas para delegados serão distribuídas entre gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%).

De acordo com o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, a 2ª CMGTES representa uma das etapas de preparação para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que vai ocorrer em Brasília (DF), entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2024, sob a coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

“A CMGTES é uma conferência temática que vai promover o debate de uma pauta específica e direcionada para a Gestão do Trabalho e a Educação em Saúde no SUS. Durante a 2ª CMGTES, gestores, trabalhadores e usuários do SUS irão propor diretrizes para a formulação de políticas públicas nas três esferas governamentais, com foco nas demandas atuais dos trabalhadores do SUS, incluindo propostas que irão subsidiar a elaboração do plano municipal de saúde”, explicou Elson Melo.

Tema

O tema central da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático.

As propostas de diretrizes serão elaboradas pelos participantes da 2ª CMGTES a partir de três eixos temáticos: 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

“De forma geral, a conferência pretende estabelecer um diálogo direto entre usuários, trabalhadores e gestores. Isso vai permitir que se possa fazer uma avaliação melhor da situação atual do trabalho e da educação em saúde. Também é uma oportunidade de fortalecer a participação social nas questões que envolvem a Gestão do Trabalho e a Educação na Saúde no município de Manaus, debater a formação profissional da área da saúde e promover uma discussão que também abranja o conhecimento técnico-científico e a sabedoria popular”, destacou Elson Melo.

Compartihe:

Você também pode gostar