Especialista dá dicas para melhoria do bem-estar físico mental e social

Você sabia que hoje, 07 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde? E que a definição de saúde está relacionada ao bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e que podemos melhorar nesse sentido utilizando alguns pilares importantes que irão ajudar em todo esse processo.

De acordo com o médico otorrino, Lívio Martins Teixeira, 45 anos, formado pela Universidade do Estado do Pará e especialista em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono – Unifesp, pela ABORL-CCF e em Medicina do Sono pela AMB, em qualquer que seja a condição do indivíduo sempre é possível melhorar e ficar atento para alguns pontos importantes, como o cuidado em manter um boa noite de sono, de extrema importância e normalmente negligenciada, segundo ele, é uma delas.

“Esse é um pilar mais negligenciado, infelizmente! Não descansamos somente, durante o sono eliminamos toxinas, reparamos tecidos, consolidamos a memória, regulamos funções endócrinas, produções hormonais (crescimento, fome, saciedade, estresse), restauramos o metabolismo cerebral”, explica o médico.

Lívio também orienta que se evite o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína no período noturno, desligando a televisão, mantendo o celular distante e também evitando a ingestão de algum tipo de alimento na hora em que se recolher.

“O ideal é comer e se deitar, de preferência em um ambiente o mais escuro e silencioso possível. O sono é fundamental para a saúde física pois, o ser humano passa 1/3 de suas vidas dormindo, sendo considerado o comportamento humano que mais se dedica tempo. É uma ironia que algo que consome tanto de nossas vidas seja tão relegado a segundo plano, levando ao aparecimento de doenças sérias que poderiam ser evitadas”, ressalta o especialista.

Outro fator, importante é alimentação, reduzindo o consumo de sal, açúcar e gordura saturada e incluindo no cardápio o consumo de frutas legumes e verduras. “É o básico que funciona muito bem”, diz.

Segundo o médico o trabalho traz realização pessoal e aumenta autoestima, mas jamais pode ser uma prioridade maior que a sua própria vida.

“Mantenha seu ambiente de trabalho silencioso e organizado, estabeleça metas reais e alcançáveis”, aponta, ressaltando que momentos para descansar, recarregar as baterias devem ser bem estabelecidos.

“O lazer escolhido te dá a dimensão de quem você é! Permita-se voltar a ser criança, se entregue, descanse e espante o estresse”, conclui.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: