14 de julho de 2024

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas vai reunir gestores de universidades em território de fronteira

O objetivo do encontro é debater o intercâmbio no âmbito do ensino, pesquisa e extensão entre Brasil, Colômbia e Peru

Propor a criação da Universidade Federal da Pan-Amazônia na faixa de tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru é o principal tópico em discussão no “1º Fórum Internacional de Gestores de Universidades em Território de Fronteira (Forgin)”. O evento científico é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

O fórum iniciou nesta terça-feira (04/06) e segue até 6 de junho, das 8h às 18h, no município de Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus), no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) e na Quadra Poliesportiva Arnaldo Pires. Estudantes, pesquisadores, gestores de instituições de ensino e agentes do poder público fazem parte do público-alvo.

O projeto é coordenado por Marinete Lourenço Mota, que possui doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia, mestrado em Educação e especialização em Psicopedagogia pela Ufam.

A pesquisadora defende que o INC da Ufam de Benjamin Constant seja transformado em uma Universidade Federal, considerando o contexto pan-amazônico, em que estão os três países que integram o projeto. O fórum pretende promover a troca de experiências entre diferentes instituições do interior do Amazonas e dos países vizinhos, Colômbia e Peru, através do intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

“Esperamos que ocorra a criação de redes de relacionamentos interinstitucionais entre os gestores de universidades participantes em perspectiva internacional, com a integração de ações que possam contribuir com a proposta de criação da nova universidade”, argumenta a coordenadora.

A programação do evento inclui palestras e apresentação de trabalhos em formato de banners. Além disso, serão realizadas visitas técnicas à Universidade Nacional da Colômbia (sede em Leticia); ao Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam); e ao Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga (distante 1.108 quilôemtros de Manaus).  Os detalhes da programação estão disponíveis no link: https://www.even3.com.br/forgin_am/

O Fórum vai reunir também informações detalhadas em Anais Científicos, com dados de artigos acadêmicos de universidades da tríplice fronteira amazônica a respeito do processo de criação, desenvolvimento de políticas públicas, financiamento, infraestrutura e de integração nacional e internacional. O arquivo será disponibilizado no site do INC/Ufam.

Sobre a importância do apoio da Fapeam para a realização do evento, a pesquisadora destaca a questão territorial: “Sem o apoio da Fapeam, essa discussão em nível mais integrado entre os países da tríplice fronteira talvez não acontecesse. A logística nessa região fronteiriça e interiorana é cara e se faz pelos rios Solimões e Javari”.

O evento tem transmissão online no canal do INC/Ufam no YouTube: https://www.youtube.com/@incufamoficial/

Parev

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) entre os quais estão congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada aqui: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

Compartihe:

Você também pode gostar