Floresta em Pé: Wilson Lima destaca que programa com recursos do KfW vai reforçar bioeconomia e combate ao desmatamento

Banco alemão viabilizará mais de 13 milhões de euros para execução do programa no Amazonas

O governador Wilson Lima destacou, nesta segunda-feira (20/05), que o Governo do Amazonas vai intensificar ações de redução do desmatamento e fomento à bioeconomia no estado por meio do programa Floresta em Pé, iniciativa que terá financiamento do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW, com recursos de mais de 13 milhões de euros para execução (aproximadamente R$ 70 milhões em valores atuais).

Em reunião com representantes do banco, na sede do Governo do Estado, Wilson Lima ressaltou a parceria de financiamento aliada ao desenvolvimento socioeconômico ambiental, o que é uma das prioridades da gestão.

“Nós estamos sempre atentos a essas oportunidades que nos ajudam a cumprir essa missão de manter essa floresta em pé, mas sobretudo de proteger o cidadão que nela vive, de gerar oportunidade e de fomentar a bioeconomia“, destacou o governador Wilson Lima.

Na ocasião, o governador do Amazonas mencionou outras iniciativas sustentáveis realizadas pelo Governo do Estado, a exemplo do mercado de crédito de carbono, que já é realidade no Amazonas, e projetos como o Escola da Floresta, que alia educação e sustentabilidade.

O projeto Floresta em Pé faz parte do programa de Florestas Tropicais do KFW, com financiamento do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. A previsão é que parte dos recursos já sejam aportados no segundo semestre deste ano.

“Estamos dando um novo passo para a construção dessa parceria. Estamos finalizando o projeto, o desenho já foi feito, estamos fazendo os últimos acordos com o Governo do Amazonas. Pactuamos alguns compromissos e estamos na reta final para já desencadear o primeiro desembolso desse projeto. Por isso, essa conversa com o governador foi muito importante porque ele nos deu a confiança e o apoio do Estado do Amazonas“, afirmou Klaus Köhnlein, gerente de projetos estratégicos do KfW.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o projeto trabalha a parte da fiscalização ambiental e a geração de renda, por meio das estratégias de bioeconomia, para que o Estado avance em novos modelos econômicos, em especial, no interior. O programa será implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), selecionada pelo KfW como entidade executora, assumindo toda gestão financeira, administrativa e legal do Fundo.

Também participaram da reunião o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, e o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

Eixos do projeto

Na parte do desmatamento, as ações serão voltadas a promover a descentralização da gestão ambiental, a fim de preparar os municípios para o combate integrado aos crimes ambientais. O eixo visa estruturar e capacitar os órgãos ambientais locais, no intuito de fortalecer e ampliar a fiscalização, investigação e combate ao desmatamento ilegal.

O projeto irá focar na qualificação do sistema de comando e controle, com fornecimento de infraestrutura e equipamentos de ponta, para integração das análises ambientais com ações de combate em campo, por meio da construção de mais Centros Multifuncionais e salas multiuso para bases das operações.

Já no eixo de bioeconomia, o projeto do Amazonas visa estruturar o ecossistema de inovação em bioeconomia e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), como estratégia para redução do desmatamento e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

As ações de fomento incluem promover a capacitação, estruturação, comercialização e acompanhamento de negócios comunitários, com foco nas cadeias de valor, em especial, cadeias produtivas sustentáveis de baixo carbono.

Gestores municipais e lideranças comunitárias serão capacitados para aquisição pública de produtos da bioeconomia local. O projeto também inclui a construção de unidades de beneficiamento para arranjos produtivos estratégicos da biodiversidade agroflorestal do estado.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: