18 de abril de 2021

Governo do Amazonas amplia horário de abertura de lojas, shoppings e restaurantes

Decreto entra em vigor na próxima segunda-feira (8) e será válido por 15 dias. Circulação de pessoas segue restrita entre 21h e 6h.

O governador Wilson Lima afirmou, nesta quinta-feira (5), que vai ampliar os horários de abertura de lojas em geral, shoppings centers e restaurantes. O decreto entra em vigor na próxima segunda-feira (8) e será válido por 15 dias.

O período restrito de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, em todos os municípios, será 21h às 6h.

As lojas em geral poderão abrir de 9h às 17h, de segunda a sábado. No domingo, fica proibido o funcionamento. Lojas de som, acessórios e similares podem funcionar de 9h às 17h, de segunda a sexta, com 50% da capacidade.

Supermercados e padarias podem funcionar entre 6h e 20h.

Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes podem funcionar de 6h às 20h, de segunda a sábado, com capacidade máxima de 50%. Nesses locais, delivery liberado por 24h. Drive-thru liberado de 6h às 20h; Música ao vivo está permitida com no máximo três integrantes na banda. Salão de dança não está permitido.

Shoppings centers também estão liberados de 10h às 18h, de segunda a sábado, com ocupação máxima de 50% da capacidade. Delivery e drive thru podem funcionar no mesmo horário do shopping. Praças de alimentação podem funcionar com as mesmas condições dos restaurantes.

Restaurantes localizados em hotéis, pousadas e similares podem funcionar conforme regras de restaurantes.

Flutuantes registrados como restaurantes podem funcionar de 9h às 16h, de segunda a sexta. Sem música ao vivo, com 50% de ocupação. Sábado e domingo devem permanecer fechados.

Marinas podem funcionar de 6h às 18h, de segunda a sexta.

Salão de beleza em shoppings pode funcionar de 10h às 16h, de segunda a sábado. Salões de rua podem funcionar de 9h às 15h, de segunda a sábado. Uso de máscara obrigatório em todos os procedimentos.

Academias de ginástica podem funcionar de 6h às 16h, de segunda a sábado. Atividades coletivas não são permitidas.

Transporte intermunicipal de passageiros permitido a partir de segunda-feira, condicionado a autorização da Arsepam e município de destino, com ocupação máxima de 50%

Escolas privadas de educação infantil

O governador afirmou que fica facultado para escolas da rede privada o funcionamento das atividades letivas para crianças até 5 anos, ou seja, creche e ensino infantil. A capacidade de cada sala de aula é de no máximo 50%.

“Essa é uma decisão que tem que ser tomada com muito critério pelas escolas, juntamente com o Sindicato que reúne essas unidades escolares, porque elas precisam ter as condições necessárias para dar a garantia de segurança sanitária”, afirmou o governador.

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp