8 de março de 2021

Mais de 1,1 milhão de pessoas devem ser vacinadas contra Covid no AM na 1ª etapa da campanha

Ainda não há data confirmada para o início da vacinação, que deve ocorrer em quatro etapas. Serão quase 800 salas de vacina em todo o estado.

Um total de 1.154.504 pessoas de grupos prioritários devem ser vacinadas contra a Covid-19 na primeira etapa da campanha de imunização no Amazonas, informou o governo estadual. Ainda não há data confirmada para o início da vacinação.

O Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 foi apresentado na noite desta sexta (15), em reunião com órgãos estaduais, municipais e federais. Na segunda (18), segundo o governo, o Ministério da Saúde deve definir a quantidade da vacina para cada estado e quem fará parte dos grupos prioritários.

Amazonas voltou a sofrer com um novo surto da Covid-19 e enfrenta hospitais lotados após recordes de internações. O colapso causou falta de oxigênio em unidades de Manaus, a pacientes começaram a ser enviados para outros estados.

Até esta sexta, mais de 226 mil pessoas foram infectadas no estado, e mais de 6 mil morreram com Covid. Manaus registrou 213 sepultamentos apenas nesta sexta e bateu o recorde diário desde o começo da pandemia.

Em 2020, a população do Amazonas atingiu 4.207.714 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo informou que, na primeira fase na vacinação, 1.154.504 pessoas de grupos prioritários devem ser imunizadas. A meta é vacinar 95% (1.096.778).

A vacinação está prevista para ocorrer em quatro fases, conforme os grupos prioritários que ainda devem ser apresentados na segunda-feira (18). Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), serão necessárias 2,4 milhões de doses para esse público, considerando duas doses e um percentual de perdas no processo.

Funcionário inspeciona ampolas com a CoronaVac, vacina contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, na sede do Instituto Butantan em São Paulo, no Brasil, em 12 de janeiro de 2021. — Foto: Amanda Perobelli/Reuters Um

Transporte para o interior

Para a logística de distribuição das doses no interior do Amazonas, o governo informou que serão utilizados os modais aéreo, fluvial e terrestre. Dadas as características geográficas, 20 municípios serão abastecidos apenas por aeronaves.

Depois que o imunizante chegar ao estado, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias aos locais com deslocamento apenas fluvial – neste caso, menos de 5% do total das localidades.

A Polícia Federal fará a escolta da vacina entre o aeroporto e o local onde será distribuída para todos os municípios. As Polícias Civil e Militar farão a segurança do imunizante, bem como dos locais de vacinação.

Salas de vacina

Nos 62 municípios amazonenses, serão 794 salas de vacinação, das quais 495 já estão ativas na rotina de serviços de saúde.

O estoque atual de seringas com agulhas é de 1.097.990 – 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios. Além disso, conforme o governo, já foram licitados outros 1,5 milhão de kits com entrega programada para os meses de janeiro, fevereiro e março. As primeiras 409 mil unidades devem chegar no próximo dia 26.

Copyright ©  G1 Amazonas

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp