Manaus deixa de exigir uso de máscaras em locais fechados

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou um decreto em que flexibiliza o uso de máscaras em locais fechados na capital amazonense na noite desta terça-feira (29). Ele divulgou a assinatura do decreto em um vídeo nas redes sociais.

A regulamentação foi publicada na edição nº 5.313, do Diário Oficial do Município (DOM). Conforme o decreto, as medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.

O uso de máscaras seguirá obrigatório apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público, como ônibus, micro-ônibus e táxis.

A máscara também é recomendada em qualquer ambiente, para idosos de 70 anos ou mais; às pessoas com sintomas gripais e aos imunossuprimidos; profissionais de saúde no exercício de suas atividades

De acordo com a prefeitura, a decisão leva em conta o índice de esquema vacinal, que atualmente corresponde a 86,34% da população, a partir dos 12 anos de idade e também a queda nos registros de casos de Covid verificados até o dia 23 de março, que somam 43.

Amazonas

No dia 23 de março, o governo do Amazonas recomendou que o uso de máscaras deixasse de ser obrigatório em locais fechados em todo o estado. No entanto, a decisão final deveria ser tomada pelas prefeituras municipais.

No dia 11 deste mês, o governo recomendou a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos. Na capital, a medida só passou a ser adotada a partir do dia 16.

Conforme dados da Matriz de Avaliação de Risco da Covid-19, elaborada pela FVS-RCP, o Amazonas entrou na Fase Verde, com risco muito baixo para a transmissão da doença.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: