17 de julho de 2024

Congresso internacional em Manaus debate conexões entre saúde e biodiversidade na Amazônia

Apresentar abordagens holísticas para ampliar a compreensão das conexões entre a saúde animal, humana e ambiental. Este é o tema do 1º Congresso Internacional Integrativo sobre Saúde Animal e Ambiental, que começa nesta terça-feira (25), no campus da Universidade Nilton Lins, em Manaus.

O evento contará com a apresentação de trabalhos e pesquisas de especialistas do Brasil, Chile, Moçambique, Peru, Portugal, Espanha e Estados Unidos e acontece até a próxima sexta-feira (28), em uma realização da Nilton Lins em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e dos programas de Pós-graduação em Aquicultura e Rede Bionorte.

Voltado para acadêmicos, estudantes, pós-graduandos, profissionais do setor produtivo e órgãos públicos, a programação do congresso inclui conferências, cursos de curta duração, mesas redondas e eventos estudantis, além da integração entre especialistas amazonenses com os pesquisadores internacionais.

AMAZÔNIA

De acordo com o coordenador do evento e pesquisador da Nilton Lins, Gustavo Valladão, a realização do congresso na Amazônia é especialmente importante, pois a região tem uma rica biodiversidade local e uma grande variabilidade genética de indivíduos e microrganismos, que se relacionam entre si, mas que estão cada vez mais pressionados pela ação humana, fator que pode facilitar a ocorrência de doenças negligenciadas e até mesmo o surgimento de enfermidades.

Valladão também destaca que o congresso é uma conquista para a Universidade Nilton Lins, ao expandir e intensificar suas ações de internacionalização e promover a troca de conhecimento, informações e pesquisas entre os profissionais e acadêmicos locais com profissionais de diferentes países.

“A Universidade consolida sua posição de vanguarda do setor de pesquisa e produção acadêmica na Amazônia ao promover em seus laboratórios este encontro que irá fomentar a comunicação científica dos diferentes grupos de pesquisa, em uma região carente de oportunidades e também com conteúdo voltado às aplicações práticas, além da proposta de transferência de tecnologia realizadas em âmbito universitário para o setor produtivo”.

O evento também tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (NCT-Peixes) e patrocínio da Thermo Fisher Scientific. As inscrições estão abertas no site  https://eventos.congresse.me/iicaeh/edicoes/I%20ICAEH.

Compartihe:

Você também pode gostar

Influente congressista democrata, Adam Schiff pede a Biden que desista de se candidatar a presidente dos EUA

Internacional
17 de julho de 2024