13 de julho de 2024

Parque Gráfico da Imprensa Oficial do Amazonas vem apostando na modernização e eficiência dos serviços

Em 2022, autarquia adquiriu uma Heidelberg Speedmaster,  equipamento capaz de fazer 15 mil impressões/hora

Para celebrar o Dia da Indústria Gráfica, nesta segunda-feira (24/06), a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) destaca importantes mudanças realizadas em seu Parque Gráfico, reforçando seu compromisso com a modernização e a eficiência nos serviços oferecidos ao Amazonas.

Com o objetivo de atender com rapidez e qualidade as demandas das secretarias do Governo do Estado, a autarquia vem modernizando seu Parque Gráfico com a aquisição de novas máquinas. Guilhotina, plotter, perfuradora, dobradeira e impressoras têm sido alguns dos equipamentos renovados no espaço.

Em 2022, chegou à sede da Imprensa Oficial a mais moderna impressora offset da região, a Heidelberg Speedmaster 4 cores. Importado da Alemanha, o equipamento tem a capacidade de realizar 15 mil impressões por hora.

O diretor-presidente da autarquia, João Ribeiro Jr., afirmou que essa é uma conquista para toda a autarquia, mantendo o compromisso de oferecer o melhor ao Estado. “É gratificante ter esta máquina no Parque Gráfico da Imprensa Oficial. Celebramos não apenas o avanço tecnológico, mas também nosso compromisso com a excelência e eficiência no serviço público”, disse o diretor-presidente da autarquia. 

A publicação do Decreto nº 40.769, pelo governador Wilson Lima, dá preferência à IOA na produção de serviços gráficos aos órgãos do Poder Executivo, marcando o início da expansão da instituição centenária nesse segmento.

História e Modernidade

Desde sua criação a IOA estava mergulhada no mundo da impressão manual. O Diário Oficial era montado meticulosamente “letra por letra” em chapas de ferro, através das linotipos.

Com o passar do tempo, os processos manuais deram lugar a plataformas digitais, permitindo processos mais rápidos durante as operações dos serviços gráficos.

Além de desempenhar papel central na publicação do Diário Oficial Eletrônico (DOE), a IOA, também se estabeleceu como a gráfica oficial do Estado.

Devido à alta produção, o parque gráfico da autarquia necessitou adquirir mais uma máquina para contribuir com a agilidade e entrega dos materiais produzidos. Assim, desde maio de 2023, a IOA iniciou o processo de compra de uma nova dobradeira para compor seu acervo. O maquinário chegou ao parque gráfico da IOA em fevereiro deste ano.

Eledilson de Souza Albuquerque, servidor da Imprensa Oficial há 37 anos, ressaltou como a modernização do Parque Gráfico contribuiu para o serviço. “Durante estes anos, a Imprensa Oficial passou por uma grande transformação com a chegada de novas máquinas. Após muitos anos sem modernização, podemos competir com grandes gráficas. É muito importante para o Estado que a Imprensa Oficial se modernize, a ponto de podermos atender às demandas do Governo com serviços gráficos”, disse Eledilson.

Com capacidade de produção que varia entre 40 e 45 mil dobraduras por hora, a dobradeira Heidelberg Stahlfolder é considerada a mais moderna de todo o Norte e Nordeste do País, tornando a IOA pioneira em sua utilização em toda a região. A Assessora de Gestão da Qualidade, Alcione Lima, destaca que as mudanças realizadas no Parque Gráfico, otimizaram os processos de produção dos serviços entregues pela Imprensa Oficial.

Todo o processo realizado para a aquisição da nova máquina da IOA, obedeceu à Lei federal nº 14.133, sobre a Licitação e Contratos Administrativos, bem como a regulamentação do Decreto estadual n.º 47.133, que estabelece normas gerais de licitação e contratos administrativos.

Serviços gráficos

A autarquia vem expandindo sua atuação no segmento e atendendo demandas gráficas de secretarias, fundações e outras autarquias com rapidez e alta qualidade.

Desde a pré-impressão até o acabamento, a IOA está preparada para atender a todas as demandas de impressos gráficos solicitadas pelos órgãos do Estado e as instituições de interesse público.

Para solicitar serviços gráficos da IOA, basta entrar em contato pelo telefone (92) 2101-7500 ou pelo e-mail [email protected].

Compartihe:

Você também pode gostar

Camila Pudim lança “Divertidamente Makeup” em duas línguas e alcança mais de 40 milhões de visualizações em 24 horas

Famosos
12 de julho de 2024