14 de julho de 2024

Prefeitura de Manaus instala nova ecobarreira no bairro Alvorada

Com o intuito de ampliar as ações de limpeza e a preservação dos igarapés da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou a instalação de uma nova ecobarreira, no igarapé da Sapolândia, no bairro Alvorada 1, zona Centro-Oeste da capital. As estruturas capturam detritos flutuantes, como plásticos e garrafas.

Presente no local para vistoriar a nova estrutura, nesta terça-feira, 4/6, o prefeito David Almeida reforçou que a instalação dos aparelhos visa dar continuidade aos serviços de coleta de resíduos sólidos nos igarapés, antes que o lixo chegue até o rio Negro.

“Essa rede de proteção está se mostrando eficiente. Nós temos diminuído, semana após semana, a quantidade de lixo que chega no rio Negro, e aqui nós estamos no igarapé da Sapolândia, onde mais uma ecobarreira é instalada. Nós vamos avançar para o igarapé do Passarinho, na zona Norte, e assim montar essa rede de proteção, fazendo com que a gente possa diminuir a chegada desse lixo no rio Negro”, afirmou Almeida.

O chefe do Executivo municipal explicou, ainda, que além da coleta de resíduos, a prefeitura também realiza ações para recolher pneus em todas as zonas da cidade, para eliminar acúmulo de água e o descarte irregular do objeto.

“Nós também trabalhamos, hoje, a questão do descarte adequado dos pneus. Demos uma orientação, a prefeitura tem realizado esse trabalho e nós vamos fazer com que os borracheiros possam ligar para a prefeitura e eles possam, de uma forma adequada, fazer o descarte desse material”, completou o prefeito.

A ecobarreira do Alvorada é a quarta estrutura instalada na cidade, e atende às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No local, equipes da Semulsp também realizaram a revitalização da área, com serviços de poda, limpeza e pintura das calçadas.

Compartihe:

Você também pode gostar