14 de julho de 2024

Prefeitura de Manaus participa de painel em debate nacional sobre reabilitação das áreas centrais urbanas

A experiência da capital amazonense na reabilitação de sua área central, com destaque para o programa “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, será tema de painel próprio, nesta quarta-feira, 12/6, durante o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, em Recife (PE). A palestra terá a participação do diretor de Planejamento Urbano, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O evento, que acontece até o dia 14 de junho, na capital pernambucana, vai reunir mais de 600 pesquisadores, gestores públicos, técnicos e especialistas de todo o Brasil para discutir políticas públicas integradas para a reabilitação urbana.

Nesse sentido, as ações em Manaus se estruturam em torno de intervenções de projetos arquitetônicos, especialmente na recuperação e reuso de edifícios históricos degradados e sem uso, atribuindo uma nova função relacionada a lazer, turismo e habitação, e no entorno desses locais, requalificando ruas e espaços públicos.

O painel acontece no dia 12, às 16h30 (horário Brasília), e vai contar com palestras e com as presenças de Pedro Paulo Cordeiro, além de Rodrigo Capelato, docente do departamento de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e com a mediadora Mariana Asfora, presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, da Prefeitura do Recife.

“Vamos apresentar no painel detalhes estruturantes do ‘Nosso Centro’, que foi planejado desde 2021 e, agora, entrega as suas obras emblemáticas, gerando movimento e levando vida ao território. O ‘Nosso Centro’ tem três eixos focais: ‘Mais Vida’, ‘Mais Negócios’ e ‘Mais História’, e se soma a um conjunto arquitetônico de grande relevância para a capital”, explicou o arquiteto.

O programa de Manaus combina habitação, reabilitação, patrimônio, resgate da ancestralidade indígena, mas também tem questões para garantir que as pessoas voltem a ocupar e morar no Centro, sendo cada vez mais um lugar de cidadania e autoestima, além de espaço de turismo para quem chega e visita.

Evento

O evento, organizado pela Prefeitura do Recife, a partir do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, tem como objetivo discutir e propor soluções para a revitalização dos centros urbanos brasileiros. A ideia é estruturar um acordo de cooperação técnica entre as cidades envolvidas na rede de urbanismo em áreas centrais, criado em 2023.

O encontro será um espaço para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas de políticas públicas, planos, programas e projetos voltados à reabilitação de áreas centrais urbanas. Por meio de painéis, mesas-redondas e oficinas, os participantes poderão trocar conhecimentos e debater os principais desafios e oportunidades para a revitalização urbana no Brasil. Atualmente, participam do acordo de cooperação técnica as cidades do Recife, Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA).

“O encontro demonstra que o Recife, mais uma vez, está na vanguarda, redefinindo as discussões sobre o futuro dos centros urbanos das cidades. A gente está reunindo profissionais, gestores e pesquisadores com o objetivo de discutir experiências pioneiras colocando a participação ativa do poder público, das universidades, entidades privadas e a própria população. Queremos que o exemplo que criamos no Recife, com Programa Recentro, sirva de inspiração para que outras cidades comecem a repensar seus centros urbanos, e também colocar em prática na nossa cidade os bons exemplos que dão certo pelo país”, destacou a chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça.

Recife

O evento também será um ambiente de congregação entre os participantes e ocorrerá em três locais diferentes do Centro Histórico do Recife, permitindo que as pessoas conheçam de perto o território central da capital pernambucana. Além disso, a programação contará com visitas às estruturas do Compaz, Porto Digital e Casa Zero.

Durante os dias, os técnicos, profissionais e gestores de diversas áreas, como urbanismo, planejamento urbano, ciências sociais, patrimônio histórico e cultural, turismo e meio ambiente, abordando a temática reabilitação de forma abrangente e interdisciplinar. O evento conta ainda com o apoio do Compaz e da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, além do Porto Digital, Rede MudaMundo, Casa Zero, Cine Rua e La Ursa Tours.

O Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais é aberto ao público em geral, com inscrições gratuitas. Para realizar a inscrição, basta acessar o site: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-brasileiro-de-urbanismo-em-areas-centrais/2419088

Compartihe:

Você também pode gostar