Amazonas confirma transmissão local da varíola dos macacos

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) confirmou, nesta quinta-feira (11), a transmissão local da varíola dos macacos (monkeypox) no estado, que, em quatro dias avançou de 5 para 9 casos da doença confirmados laboratorialmente.

No boletim epidemiológico desta quinta, foram confirmados mais 4 casos da doença, sendo que três não possuem histórico de viagem nos últimos 21 dias, como também os contatos recentes são de origem desconhecida.

De acordo com o trabalho de investigação e vigilância que vem sendo realizado, os últimos casos confirmados são autóctone (de transmissão local).

Todos os casos confirmados estão estáveis em isolamento domiciliar e acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus).

Monitoramento da doença no Amazonas

Até esta quinta-feira, no Amazonas são 25 notificações da doença:

  • 9 confirmados laboratorialmente;
  • 8 suspeitos em investigação pelo CIEVS-Manaus;
  • 8 casos descartados após exame laboratorial.
Atendimento

A Fundação de Vigilância em Saúde – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de monkeypox.

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp