Cientistas revelam a melhor hora de jantar para emagrecer e dormir bem

O horário que escolhemos para jantar tem um impacto importante na digestão, na qualidade do sono e também no peso. Há anos, pesquisadores da área de saúde tentam encontrar qual seria o horário ideal para fazer a última refeição do dia.

Um estudo da Harvard Medical School mostrou que jantar entre 17h e 19h é a melhor opção. Na pesquisa, publicada na revista Cell Metabolism em 2022, os pesquisadores descobriram que pessoas que mantêm esse hábito queimam mais calorias do que aquelas que jantam mais tarde. Elas também têm melhor qualidade do sono.

Jantar cedo permite que os indivíduos se alinhem ao ritmo circadiano natural do corpo. Esse componente tem influência direta no metabolismo, na digestão e na liberação de hormônios.

O estudo mostrou que comer muito tarde, por outro lado, aumenta a fome, modifica os hormônios reguladores do apetite, diminui o gasto energético diurno e altera a expressão genética do tecido adiposo.

“Neste estudo, perguntamos: ‘O horário em que comemos importa quando todo o resto é mantido consistente?’ e descobrimos que comer quatro horas depois faz uma diferença significativa para nossos níveis de fome, a maneira como queimamos calorias depois de comer e a maneira como armazenamos gordura”, disse Nina Vujović, principal autora do trabalho.

Tempo para a digestão

Comer mais cedo também nos dá tempo de fazer uma caminhada leve, mesmo que dentro de casa, para ajudar a digestão. “Seu açúcar no sangue aumenta durante a refeição. Mas se você se exercitar, ele vai voltar a descer”, explicou a nutricionista Tara Schmidt, em entrevista à revista Fortune.

Compartihe:

Você também pode gostar