14 de julho de 2024

TDAH em adultos: entenda como a condição se manifesta; explica psicóloga Katia Vega

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por dificuldades persistentes de atenção, impulsividade e/ou hiperatividade. A condição geralmente aparece na infância. No entanto, está cada vez mais comum pessoas adultas receberem o diagnóstico para o quadro.

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos Katia Vega, uma psicóloga de 32 anos de formada e 18 anos em área clínica, sendo uma profissional com um currículo impressionante e uma trajetória marcante na área da psicologia. Atualmente, ela está cursando a Pós-graduação em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS, o que demonstra seu compromisso contínuo com a atualização e aprofundamento de seus conhecimentos. Com especializações em Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicoterapia Breve Integrada pela Santa Casa de Saúde de Misericórdia do Rio de Janeiro, Katia traz uma vasta experiência e diversas abordagens terapêuticas para seu trabalho clínico.

De acordo com a especialista Katia Vega, embora frequentemente associado à infância, o TDAH pode persistir na vida adulta, na maioria dos casos, afetando cerca de 60 a 70% dos casos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme a psicóloga, os sintomas de TDAH em adultos são principalmente falta de foco e atenção; Dificuldade para seguir rotinas, tédio, dificuldade de planejamento e execução de tarefas, procrastinação, Instabilidade profissional, ansiedade e desregulação emocional.

“São pessoas que se distraem facilmente com estímulos internos e externos, como os próprios pensamentos, apresentam muitas dificuldades de planejar, executar e concluir tarefas prolongadas, adiando e interrompendo projetos pela metade com frequência”, explica a especialista.

Além disso, esses indivíduos comumente se sentem inquietos e entediados, mesmo quando tem tempo livre para relaxar. Também são pessoas com dificuldades de esperar a sua vez, e que interrompem a fala dos outros frequentemente, aponta Katia.

“A desregulação emocional é uma face do TDAH que vem sendo mais estudada, porém ainda é pouco reconhecida. Adultos com TDAH podem ter dificuldades significativas em controlar suas emoções, resultando em reações intensas e repentinas, como explosões de raiva”, complementa Katia.

Além de suas formações acadêmicas, Katia também possui qualificações em Coaching de Carreira, Negócios e Executivos, o que a torna uma profissional versátil e capaz de oferecer suporte integral a seus clientes. Sua experiência de 22 anos trabalhando em empresas com Recrutamento e Seleção, Avaliação de Potencial, Recolocação Profissional e Gestão de RH em Consultorias lhe conferiu uma compreensão profunda das dinâmicas do mercado de trabalho e das necessidades de profissionais em diferentes níveis hierárquicos.

Katia Vega também é uma autora prolífica, tendo coordenado, escrito e co-escrito três livros desde 2015. Seu primeiro livro, “O Poder do Coaching – Sua Vida em Suas Mãos”, lançou as bases de sua abordagem integrada de desenvolvimento pessoal e profissional. Em 2020, ela publicou “Psicoterapia Online – A Janela Virtual do Desenvolvimento Pessoal”, um livro que ganhou ainda mais relevância no contexto da pandemia de COVID-19, quando a terapia online se tornou uma ferramenta essencial para muitos. Mais recentemente, Katia lançou pela Amazon o e-book best-seller “TDAH Adulto – Estratégias Simples para Lidar com uma Mente Desatenta”, que aborda de maneira prática e acessível as dificuldades enfrentadas por adultos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A especialização de Katia em TDAH adulto é uma das áreas em que ela mais se destaca. Ao longo de sua carreira, ela tem se dedicado a atender adultos diagnosticados com TDAH, ajudando-os a entender e gerenciar os desafios associados ao transtorno. O interesse se aprofundou quando fez cursos e teve oportunidade de trabalhar junto com a Dra. Ana Beatriz Barbosa e Silva, autora do livro “Mentes Inquietas”, que aborda o diagnóstico tardio de TDAH, foi um marco significativo em sua carreira, permitindo-lhe aprofundar seu conhecimento e experiência no campo.

Saiba mais no Instagram @katiavegapsi, onde em breve você poderá assistir a lives e participar de um workshop que será lançado sobre o tema.

Conheça mais sobre a especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/katiavegapsi?igsh=ZmRtZ2Y1dTVzZjZh

Compartihe:

Você também pode gostar