TCE-AM inaugura unidade móvel de fiscalização

Foto: Yago Frota / Portal do Natan

Na manhã da última segunda-feira, 13, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) inaugurou uma unidade móvel voltada para a fiscalização de asfalto da capital e dos municípios metropolitanos.

Na presença da secretária geral de Administração do TCE-AM, Solange Ribeiro; do secretário de controle externo, Jorge Lobo; do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Barroso; do Diretor de Obras Públicas do Tribunal, Euderiques Marques, além da equipe responsável pelo projeto, o presidente da Corte de Contas, Conselheiro Mario de Mello realizou a cerimônia de inauguração do transporte móvel, que estava estacionado na Avenida das Torres, para demonstração de desempenho.

Além do laboratório móvel, o Tribunal de Contas também conta com uma unidade fixa, que fica localizada no estacionamento G3, na sede do TCE-AM.

Unidade Móvel

Foto: Yago Frota – Portal do Natan

Com o intuito de fiscalizar a qualidade do asfalto das ruas de Manaus e municípios próximos, a unidade móvel apresenta um laboratório preparado para coletar o máximo de material possível, sendo capaz de captar as primeiras impressões acerca de qualidade in loco.

Ainda que seja analisado primeiramente pela equipe móvel, os dados apurados passaram por uma segunda vistoria, esta que será realizada pelo grupo responsável pela sede fixa, situada no TCE-AM.

O Diretor de Obras Públicas do órgão, Euderiques Marques, ressaltou que a sede móvel veio para somar com as atividades de fiscalização já exercidas pelo Tribunal de Contas. ‘’O caminhão é a peça chave do nosso laboratório. Por meio dele é possível ir a campo e coletar as amostras, fazendo assim a análise do solo e do pavimento asfáltico. O valor destinado a recursos públicos para obras de pavimentação, capeamento, são valores grandes que precisam ser controlados, e não adianta fazermos uma inspeção apenas com base nos custos, na quantidade, temos que olhar também a qualidade’’, pontua Marques.

Foto: Yago Frota – Portal do Natan

Finalizando a cerimônia de inauguração, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, complementou o sentimento de compromisso público com a qualidade de serviço oferecida à população. ‘’ Nosso Tribunal vem buscando acompanhar o avanço tecnológico para aprimorar, cada vez mais, a fiscalização, também no âmbito das obras públicas. Esse laboratório móvel vai nos auxiliar a não deixar margens para que aconteçam desvios ou sejam feitas obras de má qualidade’’, enfatiza Mello.

De acordo com o órgão, Tribunais de Contas de outros estados já trabalham com o mesmo método, como Santa Catarina, Goiás e Piauí.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: