17 de julho de 2024

Agendão Cultural reúne diversas atrações nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

Peças teatrais, baile com temática furacão 2000, festival de férias, além de um show inédito com sucessos da música brasileira compõem a programação deste fim de semana

O agendão cultural deste fim de semana (05 a 07/07) oferece uma programação repleta de novidades nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui peças teatrais, baile com temática furacão 2000, curtas-metragens, espetáculos, festival de férias 2024, leituras, concertos musicais com obras representativas da música clássica de Beethoven, além de um show inédito que promete encantar o público com sucessos da MPB.

Na sexta-feira (05/07), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o espetáculo “O Pai de Qualquer Pátria”, encenado pelo grupo Garagem. A peça teatral narra a história na qual uma filha fala sobre seu pai, contando sua história em contraste com os burburinhos correntes na sociedade sobre família. Ela compartilha memórias para preservar a boa imagem do pai, apesar de seus erros indefensáveis. Enquanto os conflitos persistem sem resolução, resta apenas o luto pelo que se perdeu. Com classificação livre e entrada gratuita.

Na sexta e no sábado (05 e 06/07), às 20h, será apresentada a comédia “Não!”, com a atriz Adriana Birolli. A peça aborda a dificuldade que as pessoas têm em dizer o não. A plateia é convidada a entrar na intimidade da personagem, conhecer o cronograma de sua vida e acompanhar a retrospectiva de 18 anos de terapia. Com classificação indicativa de 12 anos, os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site www.shopingressos.com.br

No sábado (06/07), às 17h30, o Baile “Funkonda”, realizado pela Casa Konda, acontece no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O baile apresenta uma Ball com temática Furacão 2000. Enaltecendo a cultura Ballroom, raízes pretas, periféricas e ícones LGBTQIAPN+. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita.

O cineclube de Arte exibirá neste sábado (06/07), às 18h, a “Avant Premiere” dos curtas metragens “Desaparecida” e “Foi ele”, da cineasta Glória Torres. O público terá a oportunidade de vivenciar em primeira mão as emocionantes tramas e os personagens que habitam o universo da roteirista e cineasta em suas duas mais recentes produções. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita. 

O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (06/07), às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar.

Em meio a cantorias, doces e comédia, um feitiço acontece e então surge um grande mistério: quem seria capaz de enfeitiçar a própria família?. Com classificação livre e entrada gratuita. As reservas estão sendo feitas pelo site www.sympla.com.br 

Ainda no sábado (06/07), às 19h, o Teatro da Instalação apresenta o espetáculo teatral “Amazonas: Causos, Lendas e Costumes da Nossa Gente”. Produzido pelo Grupo Teatral Criando Cenas em parceria com a Escola Brigadeiro João Camarão, o espetáculo conta com um elenco de 45 atores que se revezam no palco para retratar a vivência ribeirinha e cultura indigena através das lendas amazônicas, como “O Fantasma do Tropical Hotel”. A entrada é gratuita e o evento é livre para todos os públicos.

Após conquistar o tricampeonato no 47º Festival de Parintins, o Boi Caprichoso desembarca em Manaus para dar continuidade às comemorações com sua apaixonada nação. O movimento Marujada promove a “Festa do Triunfo”, que acontece neste sábado (06/07), a partir das 21h, no Sambódromo. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Com entrada gratuita. 

O tricampeão Boi Caprichoso, com o tripa Alexandre Azevedo, Edmundo Oran, Patrick Araújo, Prince do Caprichoso e Marujada de Guerra são itens confirmados, além de Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque e Erick Beltrão. Completam a constelação de atrações os toadeiros Júlio Persil, Ornello Reis, Edilson Santana, Junior Paulain, Arlindo Neto, Klinger Junior e Paulinho Viana, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus, Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB).

Mais atrações no domingo

Em mais uma edição, o Festival de férias 2024 retorna trazendo muita diversão e cultura para toda a família. A programação tem início no domingo (07/07), de 17h às 20h, no Largo de São Sebastião, e conta com jogos, brincadeiras, oficinas criativas no Largo de São Sebastião e visita à Galeria do Largo. No dia da abertura, a programação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Nas demais datas, é necessária a inscrição on-line para participar. 

Para participar das atividades do dia 9 de julho (terça-feira) e do dia 11 de julho (quinta-feira), os interessados devem acessar os links que estão disponíveis a partir das 10h, desta sexta-feira (05/07). E para fazer inscrição para as atividades do dia 13 de julho, o link estará disponível às 10h, do dia 10 de julho. Os links para inscrição estão disponíveis no Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

A Biblioteca Volante Thiago de Melo com a participação da escritora Eli Soares, apresenta neste domingo (07/07), o Projeto “Mania de Ler”, de 17h às 19h, na lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus. Com entrada gratuita, a programação conta com contação de histórias e lançamentos do livro “Borboletinha: A Cozinheira Apaixonada”. 

No domingo (07/07), às 19h, pela primeira vez no Teatro Gebes Medeiros, o cantor Luso Neto apresenta o show “Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”, o rei do soul e o rei do pop em um show só. O espetáculo promete encantar o público através dos sucessos desses dois ícones do Brasil na voz marcante de Luso Neto e na companhia de seu violonista Fernando Mangabeira. 

“Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”, é um dos shows da sequência que Luso Neto está apresentando no Teatro Gebes Medeiros, que começou em abril com o show “Cazuza No Osso”. Com classificação indicativa de 16 anos, os ingressos podem ser adquiridos pela www.shopingressos.com.br

A consagrada Orquestra Amazonas Filarmônica juntamente com o Coral do Amazonas, apresenta no domingo (07/07), às 19h, no palco do Teatro Amazonas, o concerto “Beethoven: 9º Sinfonia”, do compositor alemão Ludwig Van Beethoven (1770-1827). 

O concerto vai contar com os músicos Dhijana Nobre (soprano), Thalita Azevedo (contralto), Juremir Vieira (tenor), Emanuel Conde (baixo-barítono). A regência será do maestro Luiz Fernando Malheiro. Com classificação indicativa de 10 anos. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.shopingressos.com.br. Plateia e frisas custam R$10,00, enquanto nos demais lugares a entrada é franca.

Endereços:

·  Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube)

·  Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);

·  Salão Rio Solimões – Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro)

·  Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro)

·  Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro

·  Largo de São Sebastião – Rua 10 de Julho, Centro (anexo ao Teatro Amazonas)

·  Sambódromo – Avenida Pedro Teixeira, 2565, Flores

Compartihe:

Você também pode gostar

Influente congressista democrata, Adam Schiff pede a Biden que desista de se candidatar a presidente dos EUA

Internacional
17 de julho de 2024