Real Madrid se posiciona à favor de Vini Jr após ataque racista

O Real Madrid divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira manifestando seu repúdio e condenação aos atos de racismo e xenofobia sofridos pelo atacante brasileiro Vinícius Júnior em duas ocasiões nesta semana. O clube merengue afirmou que vai recorrer à Justiça para que os responsáveis sejam punidos e que vai apoiar o jogador de 21 anos, que é um dos destaques da equipe na temporada.

O primeiro caso ocorreu na última quinta-feira, quando Vini Jr foi alvo de comentários racistas em um programa de televisão espanhol. O apresentador Javier Balboa criticou as comemorações do jogador, que costuma dançar após marcar gols, e disse que ele deveria “se comportar como um profissional e não como um macaco”. O comentário gerou revolta nas redes sociais e o Real Madrid emitiu uma nota repudiando a atitude do jornalista.

O segundo caso aconteceu no domingo (21), durante a partida entre Real Madrid e Valencia, válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. Vini Jr foi insultado por torcedores do time adversário, que gritaram “mono” e “macaco” em espanhol sempre que ele se aproximava da lateral do campo. O árbitro chegou a interromper o jogo por cerca de cinco minutos e pediu que os gritos cessassem. Vini Jr reagiu aos ataques e acabou sendo expulso nos acréscimos.

O Real Madrid anunciou que fez uma queixa formal ao Ministério Público espanhol por “delitos de ódio” cometidos contra Vini Jr e que vai buscar os direitos do seu atleta na esfera esportiva e jurídica. O clube também agradeceu o apoio e o carinho recebidos após os lamentáveis episódios e disse que tais fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de seu Estado social e democrático de direito.

Vini Jr é um dos principais nomes do Real Madrid na temporada, tendo marcado 14 gols em 46 jogos. O brasileiro é o vice-artilheiro da equipe, atrás apenas de Karim Benzema, que tem 28 gols. O Real Madrid é o segundo colocado do Campeonato Espanhol, com 78 pontos, dois a menos que o líder Atlético de Madrid. Faltam três rodadas para o fim da competição.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: