Vini Jr sofre racismo durante partida de futebol e se pronuncia em sua conta no Instagram

O atacante brasileiro Vini Jr, do Real Madrid, foi vítima de mais um episódio de racismo na Espanha. Durante a partida contra o Valencia, neste domingo (21), pelo campeonato espanhol, ele ouviu gritos de “mono” (macaco) da torcida adversária e foi expulso após se envolver em uma confusão com jogadores do time rival.

O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos no segundo tempo, quando Vini Jr apontou para os torcedores que o insultavam. O locutor do estádio pediu para que os gritos parassem e a polícia foi acionada. Nos acréscimos da partida, que terminou com a vitória do Valencia por 1 a 0, Vini Jr se desentendeu com o goleiro e um zagueiro do Valencia, que também teriam ofendido o brasileiro. Ele acabou dando um tapa no rosto do defensor e recebeu o cartão vermelho.

Esse não foi o primeiro ato de racismo que Vini Jr sofreu na Espanha. Em janeiro deste ano, um boneco com a camisa do Real Madrid e o nome do jogador foi encontrado pendurado em uma ponte de Madri, simulando um enforcamento. Em outras ocasiões, ele também foi alvo de insultos racistas de torcedores e comentaristas esportivos.

Após a partida de domingo, Vini Jr se pronunciou em suas redes sociais, criticando a organização do campeonato espanhol (La Liga) por não fazer nada para combater o racismo. Ele disse que “o racismo é normal na La Liga” e que “o prêmio que os racistas ganharam” foi sua expulsão. Ele também lamentou pela imagem negativa que a Espanha passa para o mundo e disse que é forte e vai até o fim contra os racistas.

O Valencia emitiu um comunicado dizendo que repudia qualquer tipo de insulto racista e que está investigando o ocorrido. A La Liga também afirmou que está solicitando todas as imagens da partida para melhor apurar o caso e que já apresentou denúncias de práticas racistas contra Vini Jr em outras nove ocasiões nos últimos dois anos. O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, se mostrou revoltado e incrédulo com o acontecimento e disse que isso não pode ocorrer em um estádio de futebol.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: