Filipinas evacuam mais de 7 mil pessoas por erupção de vulcão

A erupção do vulcão Taal, na província de Albay, nas Filipinas, neste domingo, 12, obrigou o governo a determinar a evacuação de 7.742 pessoas nos municípios próximos. A cidade de Manila, a 60 quilômetros, está sendo afetada pelas cinzas. Os deslocados estão abrigados em 38 centros de evacuação disponibilizados pelas autoridades nos municípios mais afetados, segundo informou o Conselho Nacional de Redução de Riscos de Desastres. 

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia aumentou neste domingo o alerta de nível 1 para 4, em uma escala de 5, depois que a atividade na cratera se intensificou ao longo do dia e gerou uma cortina de fumaça de um quilômetro de altura.

O nível 4 de alerta significa que o fluxo de lava e a erupção perigosa é iminente e que há um risco de tsunami vulcânico, já que o Taal – um dos menores vulcões do mundo – está localizado dentro de um lago. Nas últimas 24 horas foram registrados até 75 terremotos de origem vulcânica, dos quais 32 foram sentidos com forte intensidade, incluindo um de 3,8 graus durante a madrugada.

Copyright © Veja

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Você também pode gostar: