Fiocruz testará vacina BCG como prevenção à Covid-19 no Brasil

Conhecida por oferecer uma resposta imunológica robusta, a vacina BCG – contra tuberculose – será testada no Brasil e em outros três países para pesquisadores avaliarem o potencial na prevenção contra a Covid-19.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) conduzirá um estudo clínico em território brasileiro com o recrutamento de 3 mil voluntários saudáveis, todos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento ao novo coronavírus, no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul.

Os pesquisadores acreditam que a vacina estimula a resposta inata do sistema imunológico contra a infecção por diversos patógenos. Além disso, estudos mostram que países com cobertura da BCG têm índices mais baixos de mortes pela Covid-19 por milhão de habitantes.

Agora, eles querem atestar se a vacina tem potencial para proteger contra a infecção do novo coronavírus ou se pode atenuar a doença nos pacientes da Covid-19.

A pesquisa, em parceria com o instituto australiano Murdoch Children’s Research Institute, está na fase 3 e acontece também na Austrália, Espanha e Reino Unido. Ela é financiada pela Fundação Gates e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Divulgação/BioNTech

Copyright © Metrópoles

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp