China diz que pneumonia mais letal que Covid-19 atinge Cazaquistão; país nega

A China divulgou um alerta de que um novo tipo de pneumonia, mais letal do que a gerada pelo novo coronavírus, teria sido detectada no Cazaquistão. O país vizinho, no entanto, negou essa informação e chamou o aviso de “fake news”.

Na quinta (9), a embaixada da China no Cazaquistão emitiu um aviso aos chineses que vivem no país para que tomem cuidado com o que seria um novo tipo de pneumonia, com alto risco de morte. O alerta foi divulgado em uma conta oficial no aplicativo WeChat e repercutido na mídia estatal chinesa.

Segundo a embaixada, houve 1.772 mortes por pneumonia no primeiro semestre no país, sendo 628 delas apenas em junho, e que há chineses entre as vítimas.

“A taxa de letalidade dessa doença é muito maior do que a da pneumonia causada pelo novo coronavírus”, afirma o alerta chinês.

Nesta sexta (10), o Ministério da Saúde do Cazaquistão classificou o comunicado chinês como “fake news”. O ministro Tsoy Alexey negou a existência de um novo tipo de pneumonia e disse que “as informações não são consistentes com a realidade”.

Copyright © Folha de S. Paulo

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: