O aplicativo de áudio que é uma das sensações do momento era usado pelos chineses para falar sobre direitos e igualdade no país
Os usuários do aplicativo Clubhouse na China relataram problemas para acessar a rede social nesta segunda-feira, 8. A ferramenta ganhou força no país durante o final de semana e atraiu muitos internautas para suas salas de bate-papo em áudio.
Ao contrário do Instagram e do Twitter, o Clubhouse não era bloqueado no país. Entretanto, as recentes falhas no aplicativo geraram o temor de que a rede tenha sido censurada pelo “Grande Firewall” chinês por provocar debates sobre direitos e igualdade.
De acordo com o site americano TechCrunch, é improvável que a rede social volte a funcionar, visto que seriam necessárias muitas alterações no modelo para ela ser aceita pelo governo local.
Apesar do bloqueio, alguns usuários conseguiram acessar o Clubhouse por meio de uma rede privada virtual (VPN). A tecnologia permite disfarçar o tráfego na internet e, desta forma, os chineses podem acessar as salas de bate-papo sem serem descobertos.
O Clubhouse ainda não se pronunciou sobre o assunto.