Netflix começa a cobrar valor extra por contas compartilhadas

A Netflix, plataforma de streaming de filmes e séries, anunciou nesta terça-feira (23) que vai cobrar um adicional de R$ 12,90 por mês de usuários que compartilham suas senhas da plataforma com outras pessoas fora de sua residência. A medida já estava em vigor desde o ano passado em outros países, como Chile, Costa Rica, Peru, Argentina, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Guatemala.

Como funciona

A Netflix explica que o titular da conta pode adquirir um ponto extra por R$ 12,90 ou transferir o perfil da outra pessoa, que, por sua vez, terá que arcar com uma nova assinatura. “A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam”, explica a empresa.

A identificação da residência do titular será baseada no IP dos dispositivos conectados. Quem assina precisa acessar a sua conta em algum aparelho ligado ao Wi-Fi de casa e assistir algum vídeo. É necessário entrar na sua assinatura pelo menos uma vez a cada duas semanas para não correr o risco de perder o acesso no dispositivo. Para quem viaja, é necessário conectar o aparelho móvel, seja notebook, tablet ou smartphone, na rede doméstica para que o sistema não considere o dispositivo como de fora da residência.

Por que a cobrança

A Netflix justifica a cobrança como uma forma de garantir a qualidade do serviço e evitar perdas financeiras. Em abril de 2022, a Netflix reportou uma perda de 200 mil assinantes entre janeiro e março daquele ano. Segundo a Bloomberg, em balanços trimestrais, foi a primeira vez que a gigante do streaming registrou resultado negativo nesse quesito desde 2011.

Na época, a Netflix destacou o aumento da competição no segmento e apontou que tem perdido oportunidades de elevar o número de pagantes por conta de senhas compartilhadas. A empresa estima que 100 milhões de usuários desfrutam de senhas compartilhadas em todo o mundo.

Reação dos assinantes

A novidade não foi bem recebida pelos assinantes brasileiros, que usaram as redes sociais para criticar a cobrança. No Twitter, muitos usuários relembraram uma publicação do Netflix de 2017. Na publicação, feita no Twitter da matriz, a Netflix disse em inglês que “amar é compartilhar uma senha”. Mas parece que o amor acabou e agora é preciso pagar.

Outros usuários questionaram a situação de parentes, como mãe e filho, que dividem a conta. A Netflix esclarece que nesses casos não há cobrança extra, desde que os parentes morem na mesma residência.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: