Polônia constrói cerca de arame farpado na fronteira com a Rússia

A propriedade rural de Kristof Zaiaczkowski fica a menos de 400 metros da placa de fronteira da Polônia. Ele é o prefeito da vila de Wilkajcie e pode ver a placa de sua janela. A floresta de abetos atrás dela já pertence ao exclave russo de Kaliningrado. Ainda se pode atravessar o prado até a faixa de fronteira sem problemas. No futuro, porém, isso não será mais possível: uma cerca de arame farpado está sendo construída no lado polonês da fronteira.

Alguns quilômetros a leste, os trabalhos já começaram. “Isso é bom e necessário quando você mora tão perto da Rússia“, diz o prefeito. Mesmo sem cerca, ele não se sente ameaçado porque os guardas de fronteira poloneses vigiam a área de perto. “Mas quando você vê o que está acontecendo na Ucrânia hoje, não sabe o que mais pode vir do lado russo.”

“Queremos que esta fronteira seja hermética”. Com essas palavras, o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, anunciou a construção da nova cerca em 2 de novembro de 2022. A decisão diz respeito ao “tráfego aéreo entre o Oriente Médio e Kaliningrado”. De acordo com relatos da mídia, o aeroporto do exclave assinou contratos com Síria, Belarus e Turquia.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: