7 Inovações tecnológicas relacionadas à segurança

A segurança é muito importante para as empresas e com as várias inovações tecnológicas, a sua segurança ganha ainda mais força. Por isso, é essencial para as empresas que desejam crescer, manterem suas informações seguras e protegidas para reforçar sua competitividade e atrair novos clientes. Neste artigo, abordaremos 7 inovações tecnológicas relacionadas à segurança e como elas podem ajudar tanto as empresas quanto aos cidadãos. Acompanhe a leitura abaixo:

Biometria

A biometria é uma inovação tecnológica que combina a identificação digital do usuário com fatores biológicos únicos. Estes podem incluir a impressão digital, retina, rosto, assinatura, voz e até mesmo características comportamentais. Por meio da biometria, as empresas podem aumentar consideravelmente a segurança, já que a identificação do usuário é realizada de forma única, extremamente precisa e segura.

Autenticação em duas etapas

Outra inovação na área de segurança são os processos de autenticação de duas etapas. Isso significa que, além de inserir o nome de usuário e senha, os usuários são obrigados a realizar outro processo para validar sua identidade. Isso pode incluir o envio de um código via SMS, o uso de um dispositivo de segurança ou até mesmo a verificação de sua localização geográfica. Essa medida impede que hackers ou outros usuários não autorizados acessem sua conta.

Assinatura Digital

A assinatura digital é outra inovação tecnológica importante na área da segurança. Por meio dela, os usuários podem assinar documentos virtuais usando um certificado digital especialmente criado para garantir que a assinatura seja legalmente válida. Com isso, as empresas garantem que os documentos sejam autênticos, oficialmente reconhecidos e inalteráveis, ou seja, com uma assinatura digital, a segurança do contrato é validada.

Criptografia

A criptografia é outra inovação importante no campo da segurança. Ela impede que usuários não autorizados acessem ou modifiquem informações confidenciais, seja de uma empresa ou de um usuário comum. A criptografia dificulta o acesso a qualquer informação confidencial, pois é necessário um algoritmo específico para desbloqueá-la. Isso significa que o acesso às informações só pode ser feito por usuários autorizados. 

Hoje em dia, a criptografia se tornou essencial em conversas de aplicativo, pois ela dificulta o acesso de invasores às mensagens confidenciais.

Vedação

A vedação, também conhecida como segurança física, é um sistema de segurança que integra dispositivos diversificados como câmeras, sensores, alarmes e fechaduras elétricas. A vedação é uma excelente forma de aumentar a segurança, pois impede o acesso não autorizado a áreas, bens e documentos confidenciais. Neste sentido, também podemos citar as tags, que acompanham fechaduras eletrônicas muito comuns em condomínios.

Firewalls

Um firewall é uma solução de segurança que filtra o tráfego de dados entre um computador e uma rede externa, como a internet. Ele impede o acesso não autorizado e protege o computador contra ataques de hackers. Além disso, os firewalls também bloqueiam sites e conteúdos que podem ser prejudiciais ao computador.

Sensores

Os sensores são dispositivos que detectam e respondem a mudanças de ambiente. Eles são usados para controlar e monitorar o acesso a instalações e áreas, além de avisar a segurança com relação a alterações na temperatura, pressão, movimento, ruído e luz. É importante que os sensores sejam regularmente testados e mantidos para garantir a máxima segurança.

De maneira geral, a segurança é muito importante para as empresas, e com tantas inovações tecnológicas relacionadas à segurança, as empresas devem e precisam aumentar a segurança de suas informações. A biometria, a autenticação em duas etapas, a assinatura digital, a criptografia, a vedação, os firewalls e os sensores são exemplos de ferramentas que podem ajudar a aumentar a segurança da sua casa ou empresa e impedir que informações importantes caiam em mãos erradas. Então, não deixe de usar a tecnologia a seu favor e tenha mais segurança nas transações e verificação de dados.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: