Em Parintins, Governo do Amazonas credencia prestadores de serviços turísticos no CAT

Ação credenciou empreendedores e profissionais para a plataforma digital “Amazonas To Go” e para financiamento de propostas pelo “+Crédito Amazonas Turismo”

Para impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da indústria do turismo na região, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou o credenciamento da plataforma digital “Amazonas To Go” e o financiamento “+Crédito Amazonas Turismo” para prestadores turísticos do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A diretora do Departamento de Desenvolvimento e Turismo (DTUR) da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, reforça que a iniciativa é um demonstrativo da gestão estadual para desenvolver e ampliar o acesso da população.

“A Amazonastur trouxe uma equipe preparada para atender e orientar os prestadores de serviços turísticos para o credenciamento a plataforma digital Amazonas To Go e, também, sobre a linha de crédito disponível ao empreendedor do segmento. Essa é uma determinação do governador Wilson Lima para a interiorização do crédito e do turismo, facilitando a vida de todo mundo que quer investir nos seus negócios”, explicou.

O atendimento presencial ocorreu de 18 a 21 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na avenida Jonatas Pedrosa, no Centro da cidade.

Quem buscou o serviço foi a artesã Amazylies Chixaro, que aprovou a iniciativa em Parintins. “Está sendo muito bom, até porque é um incentivo para os artesãos, porque a gente procura muito ter um caminho para divulgar nossos trabalhos e, ainda, ter disponível esse recurso para investir em melhorias, então para gente está sendo ótimo”, disse.

Para ter acesso aos serviços, é importante que os prestadores de turismo estejam regularizados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (Mtur), além de atender a outros critérios específicos.

Amazonas To Go

O Amazonas To Go é uma ferramenta digital de informações turísticas, desenvolvida pela Amazonastur, oferecendo informações fáceis e seguras sobre hospedagens, restaurantes, guias credenciados e demais informações que o turista necessitar, por meio de um chatbot que redireciona ao aplicativo de mensagens Whatsapp.

O Amazonas To Go está presente em 13 municípios amazonenses, incluindo Parintins, com cerca de 57 empreendimentos credenciados na plataforma e a adesão ativa da comunidade destaca a utilidade da plataforma.

Para realizar o credenciamento, são necessários os seguintes documentos: cartão do CNPJ, certificado do Cadastur regularizado, Formulário de Prestação de Serviço, Termo de Adesão Preenchido e assinado.

Linha de Financiamento

O “+Crédito Amazonas Turismo” é uma parceria entre a Amazonastur e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para financiamento de até R$ 200 mil. O programa é destinado exclusivamente a empreendedores e profissionais do setor, condicionado à análise de cada proposta e perfil do interessado.

Além do Cadastur, os empreendedores e profissionais do setor de turismo não devem ter restrição cadastral nos sistemas de proteção ao crédito. É necessário ainda comprovar a consolidação do empreendimento com, pelo menos, um ano de mercado, e foto anexada.

O interessado deve, ainda, apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência de todos os sócios. Em caso de imóvel alugado, é necessário trazer o contrato de aluguel autenticado em cartório ou a declaração de cessão de endereço, disponibilizado no site da Afeam.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: