17 de julho de 2024

Festival de Parintins 2024: Disputa do bumbá que mais gera energia limpa mobiliza torcidas no Turistódromo


Vice-governador Tadeu de Souza participa de ação sustentável que atrai grande público durante o 57º Festival de Parintins

Mais de 2,3 mil pessoas já participaram do Desafio das Torcidas, ação promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), durante o 57º Festival de Parintins. A iniciativa, voltada para a geração de energia limpa, apresenta grande adesão do público, que tem formado filas no Turistódromo, montado na Praça da Catedral.

Na sexta-feira (28/06), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, participou da ação, que consiste na disputa entre torcedores do Caprichoso e Garantido para ver quem gera mais energia cinética (gerada por movimento), através de pedaladas em duas bicicletas. O vice-governador destacou o papel da iniciativa na conscientização sobre a importância da geração de energia renovável. 

“Esse projeto, acima de tudo, é uma grande mensagem de educação ambiental e um simbolismo do compromisso do Governo do Amazonas com a questão da transição energética”, apontou Tadeu de Souza. “Aqui em Parintins, temos o envolvimento de todas as secretarias para fortalecer a ilha como essa potência do turismo que ela é hoje. Ganha Parintins, ganha o povo amazonense”, completou.

Energia solar


Além do Desafio das Torcidas, a Semig ativou a Estação Solar, também na Praça da Catedral, com tomadas USB com capacidade de cerca de 900 carregamentos de equipamentos eletrônicos por dia, a partir da energia gerada por placas solares.

Além disso, foram instalados totens para a mesma finalidade, sendo quatro no Turistódromo e dois no 7º andar do Bumbódromo. Os equipamentos, com formato inspirado na torre da catedral, possuem baterias internas que são carregadas por placas solares instaladas na Praça da Catedral e no teto da arena dos bumbás. 

Para o secretário da pasta, Ronney Peixoto, o Festival de Parintins mostra para o mundo que o Amazonas está preparado para promover a transição energética. 

“A sustentabilidade ambiental é uma das prioridades do Governo do Amazonas. Estamos aqui para mostrar, aos turistas e brincantes de boi-bumbá, que também é possível praticar sustentabilidade por meio da geração de energia limpa e, com isso, damos o incentivo para que as pessoas se interessem por novas formas de proteger o meio ambiente”, disse.

Turistódromo

Ainda na estrutura montada pelo Governo do Amazonas no Turistódromo, o vice-governador visitou a 19ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, da Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp). Nos três primeiros dias, os artesãos já lucraram mais de R$ 830,7 mil em vendas, chegando próximo ao valor total arrecadado em 2023.

Acompanhado dos secretários Ronney Peixoto (Semig), Daniel Borges (Sepror) e Paulo Gilson (Setemp), Tadeu de Souza também acompanhou as atividades do Água nas Torcidas, da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que instalou três máquinas purificadoras de água no Turistódromo para distribuição de água gelada em copos biodegradáveis.

Compartihe:

Você também pode gostar

Influente congressista democrata, Adam Schiff pede a Biden que desista de se candidatar a presidente dos EUA

Internacional
17 de julho de 2024