O mundo corporativo acelerou e enfrenta novos desafio

Dra Camila Alves, advogada e consultora de negócios fala sobre internacionalização de empresas.

Hoje iremos destacar um assunto que vem ganhando grandes proporções nos últimos dias, a Internacionalização de Empresas, que nada mais é que uma expansão empresarial em um mercado estrangeiro. O atual mundo corporativo esta exigindo cada vez mais das empresas, como inovação e digitalização, enfim, chegamos na era digital, especialistas confirmam que nos próximos anos existirão apenas dois tipos de negócios; os que estão na internet e os que estão fora do mercado.

Para Dra Camila Alves, o avanço da era digital tem levado os empresários a explorarem novos mercados, obter e garantir a vantagem competitiva frente aos concorrentes se tornou uma busca constante de sobrevivência para qualquer empresa do mercado.

Atuar em segmentos e regiões geográficas diferentes pode ser uma ótima alternativa para organizações que buscam se diferenciar na competição. É nesse contexto que a internacionalização de empresas entra como alternativa principal na abertura de novos mercados.

Neste artigo, Dra Camila Alves explica o conceito e damos algumas dicas para que você possa entender como a internacionalização de empresas pode se tornar uma realidade para o seu negócio e como isso pode ajudá-lo a garantir a sua vantagem competitiva.

O que é internacionalização de empresas?

A internacionalização de empresas tem como escopo, o crescimento da empresa, ou seja, atingir novos clientes e mercados, gerando assim maior lucratividade. Com o advento da nova era digital, difusão das redes sociais e plataformas digitais, o crescimento e divulgação das empresas acontecem de forma muito mais rápida, abrindo o caminho para internacionalização das empresas.

Por que internacionalizar o seu negócio?

Se você é uma empresa consolidada no seu mercado local e esta buscando crescimento do seu negócio e ate mesmo globalização da sua marca, a internacionalização do seu negócio é um caminho inevitável. Considerando as variáveis da economia no Brasil, muitas empresas buscam investir em mercados com a economia mais estável, com isso muitos acabando migrando para o mercado estrangeiro, o qual os Estados Unidos da America- EUA é promissor neste aspecto.

Empresas que buscam a internacionalização, normalmente são empresas que buscam vantagens como:

1- Ganho de novos mercados

2- Diminuição de custos

3- Diluição de riscos

4- Criação de uma marca global

Como internacionalizar o seu negócio?

Primeiro passo é estudar o mercado ou país a qual você deseja atuar.

Um estudo de viabilidade de negócio em outro país é primordial antes de você avançar para os próximos passos.

Entenda as leis, processos, custos, preços, concorrentes e tudo o que pode viabilizar ou até mesmo inviabilizar o seu negócio em outro país.

Depois de identificar a viabilidade do seu negócio em outro país, trace um planejamento estratégico de implantação da sua empresa em outro país.

Uma vez implantado sua empresa em outro país, trace estratégias de comercialização, entenda seus clientes, seus comportamentos, adapte os seus produtos.

Atuar em novos mercados significa remodelar o seu negócio para atender povos e culturas diferentes.

 Por Dra Camila A. de Vasconcellos Dias S. Alves

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp