Seleção para guardas municipais que usarão armamento terá 6 fases e checagem de antecedentes criminais

A Prefeitura de Manaus divulgou o processo de seleção interna de capacitação de guardas municipais para o uso de armamento legal. O edital está no Diário Oficial do Município (DOM), de segunda-feira (25).

O processo será dividido em seis fases, que vão contar com a análise de currículos, investigação social, exames de saúde, de aptidão física e psicológica, além de um curso de capacitação para o uso do armamento.

O edital diz que os interessados não podem ter sido condenados por crimes anteriores e nem ter penalidades administrativas de suspensão nos últimos dois anos.

Além disso, os guardas também vão precisar apresentar certidões negativas de antecedentes criminais tanto na Justiça Federal, quanto Estadual, além, é claro, de outros documentos solicitados pelo edital.

Outro ponto importante do edital é a realização do exame de aptidão psicológica, no qual serão aplicados testes projetivos, expressivos e de memória, além de avaliações de atenção difusa ou concentrada, e uma entrevista com cada candidato.

Segundo a Prefeitura, os candidatos que possuírem traços patológicos de personalidade, como, agressividade, impulsividade e controle emocional inadequados, entre outros, serão considerados inaptos.

De acordo com a Prefeitura, a inaptidão não pressupõe a existência de transtorno mentais, mas que também não aplicará novos testes nos candidatos que forem reprovados nesta fase.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: