Outubro Verde: SES disponibiliza testagem para sífilis a servidores da saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza na quarta, quinta e sexta-feira (14, 15 e 16/10) uma ação de testagem para sífilis destinada aos servidores da saúde, na sede da secretaria. A atividade faz parte da programação do ‘Outubro Verde’, campanha que intensifica ações de testagem e de conscientização da população sobre o diagnóstico de sífilis.

Os testes rápidos serão oferecidos, na sede da SES, pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante das 9h às 16h. A equipe do CTA estará no estacionamento do órgão, no Aleixo, e os testes rápidos serão destinados a servidores e familiares. Ao todo, 600 testes serão realizados nos três dias, podendo ser expandidos, conforme a procura pelo exame.

A coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da SES-AM, Vanessa Homobono, explica que, quando o exame é positivo, o servidor é orientado e encaminhado para o tratamento, que é realizado exclusivamente na rede municipal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Quais são as situações em que obrigatoriamente nós devemos procurar uma unidade de saúde e realizar o teste? Quando nós nos expomos à infecção por esses vírus, como em um acidente ocupacional que envolva material perfurocortante e sangue, sexo sem proteção. Em situações de violência sexual também é obrigatório realizar essas testagens, procurando uma unidade de saúde para realizar os testes”, alertou a coordenadora.

A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.

População em geral – Durante este mês, o CTA da Policlínica Gilberto Mestrinho, no Centro de Manaus, também vai intensificar suas testagens. As outras unidades que fazem testes para sífilis na rede estadual são: Policlínica Antônio Aleixo e o Centro de Atenção Especializada a Melhor Idade (Caimi) Ada Viana.

Além das três unidades do Estado, o teste para sífilis também é realizado em qualquer UBS. “Quem pode realizar esses testes? Jovens, adultos, mulheres grávidas obrigatoriamente têm que realizar durante o pré-natal. Então, todo e qualquer indivíduo que queira fazer o teste, o SUS é porta aberta”, acrescentou ela.

Doença – A Sífilis é uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns. Se uma mulher grávida infectada não receber tratamento precoce adequado pode transmitir a infecção para o feto, resultando em baixo peso ao nascer, nascimento prematuro, aborto, natimorto e manifestações clínicas precoces e tardias (sífilis congênita).

A sífilis tem tratamento e pode ser prevenida de forma simples, com o uso de preservativo, testagem regular para diagnóstico precoce e tratamento adequado em tempo oportuno.

Foto: Mayara Viana/ SES-AM

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp