Pesquisadores descobrem espécie de dinossauro parecida com papagaio

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo publicaram um estudo na revista “Royal Society Open Science” com a descoberta de uma nova espécie de dinossauro, que lembra um papagaio. A espécie foi batizada de Oksoko avarsan.

No estudo, os pesquisadores informaram que os animais atingiam dois metros de comprimento. Além disso, eles possuíam bico grande, não tinham dentes e contavam com apenas dois dedos funcionais.

Os esqueletos da espécie foram encontrados no deserto de Gobi, na Mongólia, em bons estados de preservação. A descoberta do fóssil é a primeira evidência de perda de dedos na família dos dinossauros de três dedos, chamados de oviraptores.

“A mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores, que não havia sido estudada ainda. Isso revelou algumas tendências inesperadas, que são uma peça chave no quebra-cabeça de por que os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros”, disse Gregory Funston, coordenador do estudo.

Outra informação divulgada é que a espécie parecida com um papagaio é sociável na juventude. Isso possibilitou os pesquisadores a entenderem que há a possibilidade de adaptações, dietas e estilo de vida diferentes para que os dinossauros pudessem se multiplicar.

Copyright © Metrópoles

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp