22 de janeiro de 2021

Assembleia Legislativa entrega Medalhas do Mérito Legislativo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou no início da tarde desta quinta-feira (10), a Sessão Especial para outorga da Medalha do Mérito Legislativo a 27 personalidades, de variadas áreas de atuação no estado. A comenda é a maior ofertada pela Casa e tem como objetivo principal homenagear comportamento e atuação de agentes públicos e cidadãos no exercício de suas atividades.

Este ano, em razão das medidas de segurança exigidas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, parlamentares e convidados participaram de maneira híbrida, com alguns presentes no Plenário e outros acompanhando via internet.

Em seu discurso de abertura da Sessão Especial, o presidente do Parlamento, Josué Neto (PRTB) fez um balanço do trabalho dos parlamentares e homenageados no ano atípico de isolamento e distanciamento social. “Essa lembrança da atuação de cada deputado, o que cada um representa, são divididas hoje com cada um dos homenageados”, disse o presidente, afirmando que a atuação de parlamentares e homenageados tem o mesmo objetivo: fazer o bem e construir um Amazonas próspero.

O Procurador Geral de Justiça do Estado, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior discursou em nome de todos os agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo, agradecendo a escolha e falou da honra em figurar entre os condecorados do ano de 2020. “Tenho certeza da extrema dificuldade desta Casa Legislativa de fechar uma lista de homenageados dentre tantos nomes relevantes que estiveram engajados ao estrito cumprimento do dever e a serviço do interesse público neste ano tão desafiador”, destacou.

Nascimento também falou sobre a importância da parceria entre as instituições na construção das melhores soluções para o povo amazonenses, ao mesmo tempo convidou os demais agraciados a usar a presente homenagem como motor propulsor no sentido de construção de soluções conjuntas aos anseios e necessidades do povo. “Finalizo, a partir da sabedoria popular, dizendo: o povo é quem mais ordena”, disse.
Sendo assim, reitero meu compromisso pessoal e institucional com a promoção da justiça, com o combate à corrupção, com a defesa dos interesses da nossa sociedade”, finalizou.

Ao mesmo tempo que convido a usar a presente homenagem como motor propulsor no sentido de. ordena”.

Histórico

A Medalha da Ordem do Mérito Legislativo foi instituída nos termos da Resolução Legislativa nº 319, de 14 de agosto de 2002, consubstanciada no Projeto de Resolução Legislativa nº 16, de 1º de agosto de 2002.
A Medalha é concedida a soberanos chefes de Estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores, desportistas e outras personalidades, pelos respectivos e relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.

A comenda compreende a categoria Grande Mérito, destinada a premiar pessoas vinculadas às searas cultural, científica, desportiva, empresarial e para homenagear o exemplar comportamento de agentes públicos no exercício de suas respectivas carreiras funcionais.
Cada um dos 24 deputados estaduais indicou um nome, a Mesa Diretora também indicou um homenageado e o Conselho da Ordem apontou dois agraciados, totalizando 27 personalidades.

Abaixo a lista completa dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo.

Abdala Fraxe (Podemos) Cássio Roberto do Espírito Santo
Adjuto Afonso (PDT) Anderson Santos da Frota
Alcimar Maciel (PL) Elenize Holanda de Almeida Weiller
Alessandra Campêlo (MDB) Emília Carvalho Moreira
Álvaro Campêlo (Progressistas) Vinícius Picanço Lopes
Augusto Ferraz (DEM) Gilberto Alves de Deus
Belarmino Lins (Progressistas) Glênio José Marques Seixas
Carlinhos Bessa (PV) Francisco Calheiros (In Memorian)
Delegado Péricles (PSL) Alberto Rodrigues do Nascimento Jr.
Dermilson Chagas (Podemos) José de Oliveira Rodrigues
Dr. Gomes (PSC) Antônio Carlos Zangirolani Saturnino
Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas) Silvana Nobre de Lima Cabral
Fausto Jr. (PRTB) Leandro Lúcio Barbosa Caiado
Felipe Souza (Patriota) Eloy Pacaya Yhuaraqui
João Luiz (Republicanos) Grace Anny Benayon Zamperlini
Joana Darc (PL) Leda Maria Maia Xavier
Josué Neto (PRTB) Délcio Luis Santos
Roberto Cidade (PV) Sandro André da Silva Pinto
Ricardo Nicolau (PSD) George Bady Casseb
Saullo Vianna (PTB) David Antônio Abisai Pereira de Almeida
Serafim Corrêa (PSB) Lúcia Maria Corrêa Viana
Sinésio Campos (PT) Manuel Régis Barbosa
Therezinha Ruiz (PSDB) Isaac Correia Maciel
Wilker Barreto (Podemos) Hélio Alexandre

Mesa Diretora Luiz Magno Praciano Moraes
Conselho da Ordem Murilo do Monte Holanda
Conselho da Ordem Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto

Diretoria de Comunicação da Aleam

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp