Eleição tem recorde de candidatas mulheres. Negros são maioria pela 1ª vez

Até a manhã desta segunda-feira (28/9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou mais de 545 mil pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais de novembro. Esse quantitativo representa um recorde no número total de candidatos, de postulantes do sexo feminino e, pela primeira vez na história, uma maioria autodeclarada negra (preta ou parda) em relação aos que se identificam como brancos.

O prazo de registro de candidatos foi encerrado no sábado (26/9), mas o TSE informou que residual de candidaturas feitas de maneira presencial levará alguns dias para ser contabilizado pelo sistema. Candidatos que não tiveram o nome inscrito pelo partido têm até esta quinta-feira (1º/10) para inscrição.

O crescimento de negros e mulheres na disputa às prefeituras e Câmaras Municipais tem relação com o estabelecimento das cotas de gêneros a partir dos anos 90 e as cotas de distribuição da verba de campanha e da propaganda eleitoral, decisões tomadas pelos tribunais superiores em 2018, sobre mulheres, e neste ano, no caso dos negros.

Nas eleições de 2016, foram contabilizados 496.927 candidatos, sendo 31,9% feminino (158.450 mulheres). Neste ano, até o momento, são 545.452 candidatos, com 33,1% de mulheres (180.799 candidatas). Esse número representa um recorde histórico. Houve um crescimento de mais de 20 mil pessoas na categoria feminina.

Nas últimas três eleições, esse número não passou de 32%. De acordo com as regras atuais, pelo menos 30% das vagas de candidatos e de verba pública dos partidos precisam ser reservadas para elas.

Outra mudança nas eleições de 2020 é justamente um número maior de registros de candidatos autodeclarados negros em relação aos que se identificam como brancos.

O TSE espera receber cerca de 645 mil postulantes a um cargo nas eleições deste ano.

Copyright © Metrópoles

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: