Em Brasília, Wilson Lima participa de reunião com governadores dos 26 estados e Distrito Federal

Governador do Amazonas destacou respeito à democracia e às instituições durante o encontro

O governador Wilson Lima participou, em Brasília (DF), do encontro que reuniu governadores de 26 estados e do Distrito Federal, nesta segunda-feira (09/01), um dia após as sedes dos três poderes da República serem alvos de ataque no domingo (08/01). Realizada no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal, a reunião foi comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou com a presença dos presidentes e representantes dos demais poderes.

“Viemos aqui, todos os governadores, para reforçar esse compromisso que a gente tem o respeito à democracia e o respeito às instituições. O prejuízo que aconteceu em Brasília não foi só material, acima de tudo deixa uma mancha na história do nosso país. Nós estamos fazendo a nossa parte enquanto governadores, atendendo, inclusive, a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de desocupar a frente dos quartéis e ficarmos vigilantes a situações como essa”, avaliou o governador do Amazonas em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.

Falando em nome dos governadores da região norte, o chefe do Executivo paraense e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Helder Barbalho, destacou que todos os chefes de estados são defensores da democracia e dos direitos independentes dos poderes.

Já o presidente Lula agradeceu a presença, o apoio e a solidariedade dos governadores e ressaltou que essa primeira reunião entre os chefes dos governos federal e estadual aconteceu em nome da defesa da democracia e contra golpes e atos como os que ocorreram contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, acrescentando que uma nova reunião com os governadores já está marcada para o dia 27 de janeiro.

Participaram da reunião, além do presidente Lula e governadores, vices e representantes dos estados, os Ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e também vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Casa Civil, Rui Costa; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o Procurador-Geral da República, Augusto Aras; a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber; os ministros do STF Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowisk; o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o vice-presidente do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo; e o presidente da Frente Nacional de prefeitos, Edvaldo Nogueira, entre outros.

Operação no Amazonas

As forças de Segurança Pública do Governo do Amazonas, em conjunto com órgãos municipais, retiraram o acampamento de manifestantes que estava em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), na zona Oeste de Manaus. A ação, que ocorreu de forma pacífica, em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, contou com o trabalho conjunto de 200 agentes dos diversos órgãos envolvidos.

“Nós estamos de prontidão para que situações como essa, que ultrapassem os limites constitucionais, não atrapalhem a vida do cidadão e que, sobretudo, não firam a Constituição e o nosso processo democrático”, concluiu Wilson Lima.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: