Prefeitura lança campanha de incentivo ao descarte consciente e amplia pontos de coleta seletiva em Manaus

Preocupada com o aumento da produção de lixo doméstico durante a pandemia e reforçando a preocupação recorrente com as questões da área ambiental, a Prefeitura de Manaus lançou a campanha “Descarte consciente é na coleta seletiva”, para conscientizar sobre o descarte correto de resíduos. A ação se complementa à instalação de 36 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos principais supermercados da capital, que contribuem para que a capital do Amazonas seja case de logística reversa, apoiando e incentivando a cadeia de reciclagem.

“Os cidadãos manauaras que desejem reduzir o impacto ambiental de seus hábitos de consumo contam com a possibilidade de devolução das embalagens recicláveis diretamente nos postos de entrega instalados em lojas da rede de supermercados. Essa é uma ação importante intensificada na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, visto que o deslocamento para compras já é algo previsto na rotina das pessoas, portanto embalagens podem ser concentradas no local sem que seja preciso um deslocamento adicional”, comentou Paulo Farias, titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), órgão responsável pela limpeza da cidade e pela coleta seletiva, serviço complementar à coleta domiciliar.

Os materiais recolhidos pela coleta seletiva vão diretamente para os catadores de recicláveis, que possuem cadastro na Semulsp. Além das 13 rotas fixas de coleta seletiva porta a porta, existem os PEVs, utilizados desde 2008 pela prefeitura e que recentemente foram ampliados para 36 pontos como resultado de parceria público-privada com supermercados espalhados em todas as zonas da cidade.

Os 36 novos PEVs estão localizados em 14 grandes supermercados de Manaus, estrategicamente localizados em diversos bairros para que a população tenha facilidade de acesso. Grupo Nova Era, DB, Atacadão, Carrefour, Veneza, Yroyak, Assaí, Pátio Gourmet, Vitória, Roma, Cezar, Rodrigues, Tribom e Atack formam a cadeia produtiva da coleta seletiva a partir dos PEVs.

A recomendação da Semulsp é que todos podem ajudar separando materiais como papel, plástico, papelão, garrafas PET, caixinhas tetra-pack, latinhas, revistas e jornais, e levando-os aos PEVs, já incluídos na rota da coleta seletiva. Esses materiais vão para os catadores parceiros da Prefeitura de Manaus.

“Eu acho ótima essa iniciativa da prefeitura com os supermercados para incentivar as pessoas a não jogarem lixo em esgotos ou igarapés da cidade. Isso também induz as pessoas a separar e reciclar seu lixo, descartando no ponto certo. É o correto a se fazer”, disse o motorista Luciano Castro, enquanto descartava materiais recicláveis em um dos PEVs instalados na cidade.

Campanha e parceria

A Prefeitura de Manaus vem realizando constantemente, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), campanhas de conscientização da população sobre as ações de Logística Reversa, questões ambientais e de incentivo às práticas e atitudes que podem ajudar na melhoria do meio ambiente, a fim de demonstrar para a população que é responsabilidade de cada cidadão cuidar do ambiente, bem como a prática correta de descarte do lixo.

A campanha, cujo objetivo principal é divulgar os locais dos Postos de Entrega Voluntária de Embalagens (PEV), é veiculada nas emissoras locais de TV e rádio e nas mídias de jornal, painéis de LED e digitais, além de propagandas em viadutos, em adesivos nos caminhões de lixo e informativos. Além das informações sobre os locais e itens para descarte, os informes também evidenciam os números de WhatsApp para população tirar dúvidas: (92) 98415-9563 / 98459-5618, com horário de atendimento das 8h às 16h.

“Tanto empresas privadas quanto a prefeitura têm responsabilidade social e ambiental com a população. Por isso, essa parceria agora para ampliar os locais de coleta e facilitar que a população possa trabalhar a reciclagem e a coleta seletiva, é de extrema importância, afinal, antes havia poucos pontos, e agora com essa parceria é algo que vai dar muito certo. Assim, convido aos clientes e moradores da área para virem aqui e realizar o descarte do seu lixo reciclável”, comentou Elisangela Yroyak, codiretora administrativa do supermercado Yroyak, zona Centro-Sul da cidade, um dos novos pontos de entrega para coleta seletiva.

Como resultado de tratativas conduzidas pelo Fórum por Logística Reversa, os órgãos assinaram termo de compromisso com uma série de obrigações, para garantir a destinação adequada de embalagens recicláveis produzidas por empresas atuantes no Estado, reaproveitando e reinserindo esses materiais no ciclo produtivo ou, ainda, descartando de maneira ambientalmente correta.

Logística Reversa

Logística Reversa é uma ferramenta para direcionamento de embalagens ou outros materiais, apoiando a cadeia de reciclagem. No fim de outubro, mais um passo foi dado para transformar Manaus em um case de sucesso da Logística Reversa no Brasil, a partir de um acordo assinado pelos ministérios públicos Federal, Estadual e de Contas com representantes da indústria, comércio e serviço em prol da destinação correta de embalagens reutilizáveis no Amazonas.

O resultado é a instalação dos 36 novos PEVs instalados na cidade, ação mediada pela Prefeitura de Manaus, responsável pelo diálogo e fiscalização do cumprimento da Lei n° 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no país, responsável por buscar a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, não geração, redução e reutilização dos resíduos sólidos, e adoção de tecnologias limpas, redução do volume dos resíduos perigosos, incentivo à reciclagem, integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam o ciclo de vida dos produtos.

Imagens – Márcio James / Semcom e Divulgação / Semulsp

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp