Procon-AM autua companhia aérea por demora de até duas horas no atendimento a consumidores

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou na tarde desta quarta-feira, 23/09, a Latam Linhas Aéreas por má prestação de serviços. Os fiscais do órgão verificaram que o atendimento aos consumidores que pediam remarcação de passagens ocorria em apenas um dos três guichês disponíveis no Aeroporto Eduardo Gomes, localizado na zona centro-oeste de Manaus.

A equipe do Procon-AM realizou a autuação após denúncias de consumidores. Eles relataram que, por conta do atendimento reduzido, a espera no local chegou a duas horas.

Após a autuação, a companhia deverá ser notificada – ou seja, deverá apresentar justificativa junto ao Procon-AM em prazo ainda não definido. Caso a resposta não seja entregue ou seja considerada insatisfatória, a empresa poderá ser multada, com valor proporcional ao seu porte.

“É necessário que as companhias aéreas estejam com sua equipe completa e façam o atendimento do consumidor de forma satisfatória. Nesse momento de pandemia, o consumidor já está sendo tão prejudicado, e, caso os voos precisem ser remarcados, é importante que as empresas obedeçam ao que está descrito na resolução 400, da Agência Nacional de Aviação”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, referindo-se ao texto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre as condições gerais de transporte aéreo e atendimento das companhias.

A Latam prestou esclarecimentos sobre o caso, segue:

A LATAM prestará os devidos esclarecimentos ao órgão e esclarece que esta crise sem precedência da COVID-19, que afetou drasticamente todo o setor aéreo, com cancelamentos de voos em função de fronteiras fechadas em diversos países e da baixa demanda, traz também como efeito colateral, evidentemente, o aumento expressivo no número de atendimento aos clientes. 

Desta forma, diante deste cenário completamente adverso, a companhia se mobilizou desde o início desta crise para prestar todo o atendimento aos seus clientes impactados, oferecendo flexibilidade para alterações de passagens aéreas, tanto para voos cancelados quanto para demais voos ainda programados pela LATAM.

As regras para alterações estão disponíveis em https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/

Contatos – Procon-AM já retomou os atendimentos presenciais, que ocorrem apenas mediante agendamento pelo (92) 3215-4009. Os consumidores podem abrir reclamação também pelos números 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015 e pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Foto: João Pedro Sales/Procon-AM

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp