SES-AM e Fiocruz Amazônia estreitam relações para ampliação de ações no Estado

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo esteve reunido, na manhã desta terça-feira (10/11), com o diretor do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD) da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz, para tratar de parcerias entre as instituições nas ações de saúde no Estado, voltadas para ensino, pesquisas laboratoriais e gestão.

Participaram do encontro o diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes, além dos vice-diretores da Fiocruz em Pesquisa e Inovação, Felipe Naveca; em Ensino, Informação e Comunicação, Rosana Parente; e em Gestão e Desenvolvimento Institucional, Fábio Cabral, que apresentaram para o secretário as ações desenvolvidas em cada área de atuação.

Durante a reunião foi discutida a urgência em ampliar a capacidade e modernizar a estrutura do Laboratório de Fronteira (Lafron-FVS) no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), além de reestruturação da Sala de Situação Binacional, que atuará em cooperação com os países fronteiriços com o Amazonas.

O secretário reforçou que as demandas e projetos apresentados durante a conversa serão avaliados e incluídos no programa Saúde Amazonas.

“Eu quero reiterar a disposição da secretaria de apoiar o máximo que puder nas ações de educação, pesquisa e ampliação dos serviços que possam ter a colaboração da Fiocruz, então vamos avaliar os projetos citados aqui neste encontro e, se houver possibilidade, vamos seguir com as tratativas para viabilizar o que for necessário para que as ações sejam colocadas em prática”.

O diretor da Fiocruz aproveitou para apresentar o laboratório do ILMD/Fiocruz Amazônia, que recebeu um anexo e agora possui maior capacidade de análise de material e melhor qualidade dos estudos realizados na instituição.



FOTOS: Vanessa Marques/SES-AM

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-MAIL

Veja também:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp