Indonésia diz ter encontrado submarino e confirma morte dos 53 tripulantes

Marinha indonésia anunciou neste domingo (25) que encontrou o submarino KRI Nanggala, confirmando o óbito dos 53 membros da tripulação. A nave estava desaparecida na costa de Bali desde a última quarta-feira (21).

Segundo o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono, o submarino foi encontrado seccionado em três partes no fundo do mar.

O comandante das Forças Armadas da Indonésia, Hadi Tjahjanto, confirmou aos jornalistas que “todos os 53 tripulantes morreram”.

SEM CONTATO

Na quarta-feira, após o submarino perder o contato com a sua base inicial, o Ministério da Defesa da Indonésia informou que um vazamento de petróleo foi detectado na mesma área. 

“Cerca da 7h da manhã, o monitoramento realizado por um helicóptero descobriu um vazamento de petróleo na posição onde o submarino desapareceu”, disse o ministério em um comunicado.

O submarino, armado na Alemanha, iria participar de manobras que incluíam lançamento de torpedos. A Marinha da Indonésia possui uma frota de cinco submarinos, construídos na Alemanha e Coreia do Sul. 

O “KRI Nanggala 402” foi lançado em 1978, segundo um site do governo e posteriormente sofreu alterações para modernizá-lo.

Nesse sábado (24), as autoridades indonésias alteraram o status do submarino de “desaparecido” para “afundado”, conforme Yudo Margono. As equipes militares mobilizadas encontraram destroços do submarino e objetos de dentro do equipamento. 

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: