Mortes por acidentes de trânsito têm aumento de 11,9% no Amazonas, aponta Detran-AM

Os registros de mortes por acidentes de trânsito no Amazonas tiveram um aumento de 11,9% entre janeiro e setembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Segundo os dados do Dentran-AM, em Manaus, 169 pessoas morreram em acidentes de trânsito nos nove primeiros meses de 2020. Já em 2021, foram 172 mortes registradas. O aumento foi de 1,7% entre os anos.

Já no interior do Amazonas, em 2020 foram 57 pessoas que perderam a vida durante o período. Em 2021, os registros apresentaram um aumento de 42,1%, com 81 mortes em acidentes de trânsito nos municípios do estado, entre janeiro e agosto.

Somando os dados registrados em Manaus e no interior, 226 pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2020 e, em 2021, foram 253 vítimas. Em todo o estado, o índice do aumento foi de 11,9% entre os anos.

“É um fator preocupante, que a gente atribui muito à desorganização do trânsito em vários municípios. Não é à toa que esse é um tema que a gente vem debatendo desde o início da nossa gestão. A municipalização do trânsito, que significa dizer integrar os municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, é um tema de extrema importância que cabe aos prefeitos”, disse o diretor presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

Acidentes de trânsito

O levantamento feito pelo Detran-AM apontou ainda uma redução de 15,9% no número de acidentes de trânsito registrados nos nove primeiros meses do ano, entre 2020 e 2021. Só na capital a diminuição foi de 17,6% no período comparado.

Nos nove primeiros meses de 2021, os acidentes de trânsito somaram 8.860. Em 2020, no mesmo período, o total foi de 10.544.

A queda registrada nos nove primeiros meses do ano é puxada principalmente pelos números de acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas, segundo o departamento.

Na comparação do período entre 2020 e 2021, a redução chegou a 18,6% para os acidentes com apenas danos materiais e a 12,6% para acidentes que deixaram vítimas lesionadas no estado.

Casos

Na sexta-feira (29), um engenheiro de 29 anos morreu após colidir o carro que dirigia contra um caminhão, na Avenida Oitis, bairro Distrito Industrial, na Zona Leste de Manaus. A vítima ficou presa nas ferragens do veículo e foi retirada por equipes do Corpo de Bombeiros. Ele morreu no local.

Segundo familiares, o engenheiro também atuava como motorista de transporte por aplicativo e, no momento do acidente, estava a caminho de um balneário na região.

Em outubro, um homem de 52 anos morreu após um acidente de trânsito na Avenida Margarita, Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. Segundo informações, o homem estava em uma motocicleta, quando foi atingido por um carro no momento em que fazia um retorno na via.

Ele bateu com a cabeça na sarjeta. Populares chegaram a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo e atestou que a causa da morte foi hemorragia cerebral, traumatismo craniano e ação contundente.

Compartihe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-MAIL

Veja também: